Por muito emocionante que possa parecer ter um gatinho, devemos ponderar com cautela esta decisão. Temos condições para o acolher? Conseguimos proporcionar-lhe com satisfação as necessidades básicas da espécie? Se sim, então vamos em frente! Seja adulto ou bebé, vamos tentar que a adaptação seja o menos stressante possível!
Ao contrário dos cães, que por norma tem mais facilidade em se adaptar, com os gatos temos de ter mais paciência. São animais de hábitos, o que faz com que possa demorar algumas semanas a sentir-se confortável na nova casa.
Vamos dar várias dicas para fazer com que a adaptação deste novo peludo seja o mais suave e calma possível.
Antes de trazer o seu gato para casa, e se possível, leve um cobertor ou uma roupa sua para o local onde o gato ainda está. Deixe com ele durante uns dias e quando for buscar o animal traga de volta e junto com ele na transportadora. Quando chegar a casa coloque essa mesma peça no local de descanso. Vai fazer com que o gato se sinta mais confortável.
O gato acabou de chegar. Agora começa a sua paciência. Deixe o gato sozinho no local que preparou para ele durante 1 hora. Após esse tempo, entre na divisão e espere que o animal vá ter consigo. Se ele se esconder não o force. Sente-se e vá falando com ele calmamente. Repita este processo até o gato se sentir mais confortável. Estando a comer e a usar a caixa de areia é porque está tudo bem, só precisa de tempo para se adaptar a si e ao ambiente. Pode também dar recompensas deliciosas ou tentar iniciar brincadeiras, mas nunca o force a ir até si.
Se adotou um gatinho bebé então não o deve deixar sozinho, a não ser quando estiver já instalado. Nos primeiros minutos deixe-o explorar toda a área que vai ficar nas primeiras semanas e depois mostra o sítio da comida e água, e a caixa de areia. Os gatos, por norma, instintivamente vão usar a caixa de areia.
Quando já está relaxado e confiante consigo apresente o resto da família. Maior atenção com as crianças, que se devem manter o mais calmas possível e devem ser ensinadas a não apertar, puxar ou agarrar demasiado o novo membro. Em especial os gatos bebés porque são muito mais frágeis.
Se não tem mais animais e o gato lhe parece à vontade naquele local e com a família, deixe-o explorar novas áreas. Facilite o acesso gradualmente a cada divisão sem nunca fechar a de origem que é onde ele se sente melhor e irá fugir se se sentir ameaçado. A tarefa será mais fácil se usar os difusores de hormonas de bem estar ou colocar mantas já usadas pelo gato, dando uma sensação de segurança.
Deve falar com o seu médico-veterinário para perceber o que é necessário fazer ao seu novo patudo. Gatos pequenos por norma adaptam-se melhor por isso a ida ao veterinário pode ser feita poucos dias após a chegada dele. No caso do gato adulto, para tentar diminuir o stress deve deixá-lo adaptar-se pelo menos a si e ao ambiente inicial para o levar ao veterinário.
A manipulação necessária para examinar um animal pode ser stressante para este e perigoso para o profissional e para o tutor que podem sair arranhados ou mordidos. Como os gatos não gostam de mudar de hábitos e andar de carro pode ser um sofrimento, consultas ao domicilio pode ser uma solução bastante viável. Em gatos bebes é particularmente importante terem um seguimento médico- veterinário desde cedo.
Se realmente quer deixar o seu gato ir à rua deve deixá-lo primeiro adaptar-se convenientemente à casa e à família. De seguida ter a certeza que está com as vacinas todas em dia, e idealmente, castrado para diminuir a probabilidade de uma ninhada indesejada ou ferimentos de lutas com outros gatos.
Porém, se puder evitar contacto com outros animais, e o manter no exterior mas de forma controlada, será o ideal. Gatos adaptam-se bem à vida dentro de casa desde que devidamente estimulados. Idas a rua podem resultar em ferimentos, doenças bacterianas e viricas, entre elas a leucemia felina e o vírus da imunodeficiência felina. Duas doenças que não são tratáveis e prejudicam em muito a saúde do seu peludo.
Ficou com dúvidas? Acabou de adotar um patudo e não sabe o que tem de fazer? Ligue-nos! Vamos ao conforto de sua casa!
Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!