Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Cardiomiopatia Dilatada no Cão

O que é a Cardiomiopatia Dilatada no Cão? 

O coração é um órgão vital, responsável por bombear sangue para o corpo. É constituído, entre outras coisas, por músculos de características diferentes dos outros músculos corporais. O coração, e mais especificamente o músculo cardíaco, tal como outros órgãos do corpo, pode sofrer alterações que culminam em doenças cardíacas. O aumento ou dilatação do músculo cardíaco provoca estas doenças, que são na maioria das vezes progressivas e crónicas.

Quando falamos de cardiomiopatia dilatada é quando o músculo cardíaco distende, torna-se mais fino que o normal. Este enfraquecimento do músculo provoca perda de capacidade de contrair, o que leva consequentemente a uma diminuição da capacidade de bombear sangue para o corpo. O sangue fica então retido nas câmaras do coração podendo posteriormente provocar deficiências nas válvulas cardíacas, átrios e ventrículos.

Os pulmões são dos primeiros órgãos a serem secundariamente afetados por esta patologia. É uma doença que pode provocar a morte súbita, principalmente se estiver em estágios avançados. É uma doença de origem desconhecida, dita idiopática. Porém, existem fatores predisponentes como: outras doenças cardíacas, genéticos, desordens metabólicas ou nutricionais, doenças infeciosas, toxinas, entre outros.

A cardiomiopatia dilatada é uma doença crónica que afeta principalmente cães de idades entre os 4 e 10 anos, com peso superior a 15 quilos e cães de grande porte (Doberman, Boxer, Pastor Alemão, entre outros). É mais comum acometer animais de raça pura do que animais de raça indeterminada. Os machos são mais afetados por esta patologia. É uma doença cardíaca extremamente rara em gatos. Não é uma patologia emergencial por si só, porém pode em estágios finais provocar alterações orgânicas que são emergenciais.

 

Sinais Clínicos de Cardiomiopatia Dilatada

Os sinais clínicos desta patologia são inespecíficos, portanto é necessária atenção. Alguns exemplos de sinais clínicos são: 

  • Apatia;
  • Intolerância ao exercício;
  • Fraqueza; 
  • Taquipneia;
  • Dispneia;
  • Cianose;
  • Síncope;
  • Tosse (apesar de inespecífico, é um sinal clínico importante);
  • Morte súbita.

 

Diagnóstico de Cardiomiopatia Dilatada

A cardiomiopatia dilatada provoca um sopro cardíaco que é audível à auscultação. Contudo, a presença de um sopro cardíaco pode ter diversas causas, por isso a confirmação da patologia deve ser feita através de uma ecocardiografia e eletrocardiograma. Poderão ser necessários outros exames complementares, tanto para descartar a presença de outras doenças, como para perceber o estado geral do animal. 

Cão com Cardiomiopatia Dilatada

Tratamento de Cardiomiopatia Dilatada no Cão

A cardiomiopatia dilatada não tem cura. Todo o tratamento é de suporte, com o objetivo de melhorar a vida do animal, e tentar atrasar a evolução da doença. A medicação usada é variada e passa por princípios ativos que reduzam a sobrecarga cardíaca, aumentem a contratilidade do miocárdio, impeçam arritmias e controlem a pressão arterial.

Nem todos os animais têm de tomar todos os medicamentos, pode até numa fase inicial não ser necessária qualquer tipo de medicação. A avaliação de qual medicação cada patudo deve tomar é feita pelo médico-veterinário especialista em cardiologia.

Em casos emergenciais, quando as funções vitais estão descompensadas, o animal deve ser transportado para uma clínica ou hospital. Deverá ser colocado com oxigenoterapia e medicação de atuação rápida. Assim que estiver estabilizado, pode voltar a casa com terapia de suporte.

Os animais que padecem desta patologia têm de ser controlados periodicamente. O cardiologista é que indica, consoante o resultado dos exames complementares, o intervalo de tempo entre check-ups e se é necessário adicionar ou alterar alguma medicação. Normalmente, quanto mais rápido evolui a doença, mais curtos são os intervalos de tempo entre avaliações.

Animais diagnosticados com esta doença devem fazer exercício fraco, deve ser controlada qualquer tipo de excitação ou stress, e deve ser controlada a frequências respiratória e cardíaca.

 

Prognóstico da Cardiomiopatia Dilatada? 

Sendo uma doença crónica num órgão vital, o prognóstico não é favorável. A esperança média de vida é curta, porém animais que são diagnosticados precocemente têm uma esperança média de vida maior.

A evolução dos fármacos e avanços na medicina ajudam a que os animais diagnosticados com cardiomiopatia dilatada vivam com melhor qualidade de vida, e por mais tempo.

 

Prevenção da Cardiomiopatia Dilatada

Apesar de não se ter a certeza da causa da doença, recomenda-se não cruzar animais portadores da patologia. Além disto, uma boa nutrição, manter a vacinação em dia, e evitar o uso indiscriminado de medicação sem recomendação médica são algumas dicas para tentar minimizar o aparecimento desta doença cardíaca.

Artigos Relacionados

27 Maio 2021 Doenças Asma Felina

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!