As carraças são os parasitas externos com maior impacto para a saúde animal, não só pelos seus efeitos diretos, como é o caso da paralisia da carraça, mas também pelos agentes patogénicos que transmitem. Os Veterinários Sobre Rodas dispõem de um serviço domiciliário de excelência de prevenção e controlo de infestações por carraças. Mantenha o seu animal longe destes parasitas perigosos, contacte-nos.

 

O que é uma carraça?

As carraças são artrópodes que se alimentam de sangue de um vasto leque de hospedeiros como aves, répteis, anfíbios e mamíferos, incluindo os humanos. Resumidamente, existem dois grandes grupos de carraças, os ixodídeos e os argasídeos, que diferem quer a nível morfológico quer biológico. Os ixodídeos ou carraças de corpo duro são o grupo mais frequente e com maior impacto para a saúde pública e animal. Existem mais de 700 espécies de ixodídeos em todo o mundo, das quais, cerca de 20, estão descritas em Portugal.

Febre da carraça?

A febre da carraça, é uma doença que pode ser provocada por diferentes agentes infeciosos transmitidos por carraças, destacando-se os parasitas do género Babesia e as bactérias do género Rickettsia. Vários são os sintomas/sinais clínicos associados à febre da carraça. No entanto, como o próprio nome sugere, a febre é um dos sinais mais comuns associados a esta doença. Se o seu animal tem ou teve recentemente carraças e aparenta ter febre, não hesite, entre em contacto com os Veterinários Sobre Rodas. É muito provável que o seu animal tenha febra da carraça. Senão diagnosticada e tratada de forma atempada a febre da carraça pode levar à morte do seu animal.

Carraça em cães

Como prevenir as carraças?

A prevenção das carraças deve ser realizada durante todo o ano, através da administração de compridos com efeito acaricida (matam as carraças), como é o caso do Bravecto®, e da aplicação de pipetas ou de coleiras com efeito repelente, como é o caso da coleira Scalibor® (evitam que as carraças se fixem no animal).

Importa lembrar que os inseticidas não impedem que as carraças transmitam agentes infeciosos aos cães e aos gatos. A maioria dos repelentes usados nos cães, como é o caso das pipetas Advantix® e da coleira Scalibor®, contêm substâncias extremamente tóxicas para os gatos. Aconselhe-se com os Veterinários Sobre Rodas sobre qual o desparasitante externo mais adequado para o seu cão e/ou gato.

Como matar carraças

Existe uma época para as carraças? 

As carraças podem ser encontradas durante todo o ano. No entanto, em países do sul da Europa, como é o caso de Portugal, as carraças são mais prevalentes durante a primavera e o verão.
 

Como retirar uma carraça do meu cão?

As carraças nos cães devem ser retiradas com extremo cuidado. Estas devem ser removidas o mais depressa possível, rente à base (junto à pele), com o auxílio de uma pinça ou de uma peça própria para o efeito. Através de movimentos rotativos, sempre no mesmo sentido, conseguirá remover as carraças nos cães com facilidade. Use sempre luvas e aplique um antissético no local da mordedura após remoção da carraça. 

Como retirar uma carraça

Como retirar uma carraça do meu gato?

Carraças e gatos são duas palavras que não combinam de todo… Tal como nos cães, assim que detetar estes parasitas no seu gato, deverá procurar removê-los o quanto antes de forma segura. Poderá proceder de acordo com o mencionado anteriormente para os cães. Se tem dúvidas de como fazê-lo, não hesite, conte com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao domicílio, contacte-nos.