

Ter um gato implica grandes doses de alegria acrescidas de responsabilidade.
Cada tutor tem uma experiência nova, alguns querem que um gato se abrace e se sente ao colo; outros estão felizes por viver com um gato independente que passe a maior parte do seu tempo na rua, sem excessiva interação humana.
O importante é que de alguma forma ele acabe por interagir consigo. Nenhum gato é igual, e a forma como cada gato se comporta pode depender da sua inerente personalidade e primeiras experiências (ou falta de experiências), o que eventualmente o torne medroso ou confiante com as pessoas e a vida em geral.
Para facilitar a integração na sua casa, tenha em consideração a proveniência do seu novo companheiro felino. Estava confinado a uma jaula, num quarto, ou num gatil? Havia outros gatos a viver com ele? O ambiente era ruidoso ou sossegado? Com que frequência comia e onde dormia?
Mudar todos estes fatores no seu ambiente ao mesmo tempo pode ser stressante e traumático. A fim de integrar o seu novo gato na sua casa e na sua vida da forma mais suave possível, deve ser capaz de reconhecer os sinais de stress enquanto muda lentamente a sua situação de vida.
Preparação: Bens essenciais para o seu companheiro felino
Primeiro, prepare-se para receber o seu gato em casa, certificando-se de que tem estes artigos à mão:
- Tigelas de comida e água
- Comida (Para facilitar a transição, mantenha-se com a comida que o seu gato está habituado a comer no início. Depois, se necessário, mude gradualmente para um alimento de maior qualidade).
- Cama para gatos
- Brinquedos para gatos
- Escova para gatos
- Caixa de areia (tenha em consideração os hábitos anteriores do seu novo gato).
- Arranhadores
Reconhecer sinais de stress num gato
É provável que o seu novo gato seja inicialmente stressado. Os sinais de stress podem incluir diminuição do apetite, diminuição do asseio, esconder-se, falta de interesse em atenção ou afeto, e dormir em locais pouco habituais. Os gatos muito stressados são mais propensos a comportar-se de forma agressiva ou temerosa.
Dieta felina
Os gatos comem menos quando estão stressados, e por vezes deixam de comer por completo. É extremamente importante certificar-se de que o seu gato está a comer regularmente (e em quantidades adequadas) depois de o ter trazido para casa. Se possível, compre o mesmo tipo de comida que ele ingeria anteriormente. Se ele não estiver a comer, tente misturar um pouco de comida húmida, esta acaba por ser mais chamativa.
Decida se deseja alimentar o seu gato uma vez por dia, duas vezes por dia ou por livre escolha. Para a maioria dos gatos, a alimentação duas vezes por dia é ideal. Também se pode colocar uma parte da ração diária do gato num brinquedo de distribuição de alimentos. Os brinquedos de distribuição de alimentos são uma forma divertida de o seu gato "caçar" a sua própria comida, e garante diversão bem como estímulos.
Caixa de areia
Providencie ao seu gato uma caixa de areia limpa e arejada. Os gatos são por vezes bastante exigentes; são sensíveis ao cheiro da urina e das fezes, bem como aos desodorizantes. A redução do cheiro no interior e à volta da caixa de areia pode ser muito importante para eles.
Sempre que proceder à limpeza da caixa de areia, evite detergentes com cheiro forte ou amoníaco.
Brinquedos para gatos
Existem inúmeros brinquedos com os quais o seu gato se pode entreter. Os gatos gostam de novidades, por isso não hesite em adquirir variados brinquedos com regularidade. Afinal de contas, o nosso papel como donos de gatos também é mimá-los. Brinque com ele, não os exponha simplesmente e espere que ele brinque por conta própria.
A chave para uma integração bem-sucedida do seu pet na sua casa é ter consciência do bem-estar deste. Fique atento às suas necessidades, reações e acima de tudo não se esqueça de brincar com ele.