Mantenha o seu animal a salvo de potenciais riscos no Natal com os nossos conselhos para a época festiva.

Conhecer os riscos

Para muitos de nós, preparar o período festivo significa colocar uma árvore e decorações, sabemos também que, face ao panorama que atualmente vivemos, muitas pessoas decidiram colocar as suas decorações um pouco mais cedo. No entanto, existem alguns riscos dos quais como donos de animais de estimação devemos estar conscientes. Continue a ler para as nossas melhores dicas para manter o seu animal de estimação a salvo nesta época festiva.

Árvores de Natal e animais de estimação

Uma verdadeira árvore de Natal é um alimento festivo em muitos lares, mas sabia que pode representar um risco para o seu animal de estimação? 

As árvores artificiais representam menos riscos que as verdadeiras, mas ainda podem ser derrubadas por animais de estimação inquisitivos. Tente posicioná-las fora de alcance, e mantenha sempre um olho no seu animal de estimação impedindo-os de brincar com os ramos. Se possível, localize a sua árvore em algum lugar onde o seu animal de estimação não passe muito tempo, nem o deixe sozinho na sala com a árvore de Natal, pelo menos não por longos períodos - a tentação pode revelar-se.

Dica: 

  • Localização - fora do caminho do seu gato, mas também longe dos móveis que um gato poderia usar para subir à árvore ou brincar com os ramos.
  • Seguro - pode considerar a utilização de fita adesiva transparente para fixar os pés ao chão, ou se não tiver fita adesiva transparente, fita normal e escondê-la com presentes
  • Dissuasão - os gatos não são amantes de perfumes cítricos, por isso um spray cítrico ou alguma casca de limão ou laranja pode ajudar.

Decorações de Natal e animais de estimação

Enfeites

O cintilar e o movimento dos enfeites é irresistível para muitos animais de estimação, mas pode causar bloqueios severos se estes os engolirem acidentalmente em pedaços, podendo causar vómitos e diarreia.  Alguns destes enfeites, tais como bolas podem ser muito frágeis, particularmente se forem feitos de vidro, e podem deixar fragmentos afiados se forem acidentalmente esmagadas ou danificadas. Evite pendurar decorações nos ramos mais baixos da sua árvore e mantenha sempre um olho no seu animal de estimação evitando aproximações repentinas. Além disso, coloque sempre decorações de chocolate nos ramos superiores da árvore por serem altamente tóxicas para os animais de estimação ou se achar que a árvore está em risco de ser derrubada, mantenha o chocolate fora do seu alcance.

Luzes de Natal

As luzes de Natal podem ser muito atrativas para animais de estimação curiosos, mas podem causar choques elétricos perigosos e queimaduras se mastigadas. As lâmpadas mais antigas, não LED, podem sobreaquecer, sendo importante colocá-las longe do alcance do seu animal. Mastigar um fio também pode ser perigoso, não se esqueça de verificar se há marcas de dentes ou furos no caso do seu animal de estimação estar a mordiscar sorrateiramente.

Velas

As velas são uma ótima maneira de criar uma atmosfera quente e acolhedora, mas podem ser perigosas, e deve evitar deixar o seu animal de estimação sozinho. Coloque-as sempre num espaço alto para evitar queimaduras acidentais. 

Certifique-se de que o seu animal de estimação tem muitos brinquedos e jogos divertidos para jogar no Natal, a fim de os desencorajar de decorações de Natal potencialmente nocivas.

animais a salvo no Natal

Toxinas (Plantas Festivas)

Infelizmente, várias plantas festivas são tóxicas para os animais de estimação se engolidas. Consulte os nossos médicos veterinários logo que possível se o seu animal de estimação tiver engolido alguma das toxinas abaixo:

  • Poinsétia (Planta do Natal) - irrita a boca e provoca vómitos.
  • Azevinho - em pequenas quantidades causa perturbações estomacais, e em grandes quantidades causa graves problemas cardíacos ou neurológicos.
  • Hera - causa náuseas e perturbação do estômago quando ingerido e pode irritar a pele se for esfregado.

Papel de embrulho

Embora alguns papéis de embrulho possam conter pequenos níveis de lixívia de cloro e corantes tóxicos, é pouco provável que representem um risco de veneno para os animais de estimação. No entanto, comer uma grande quantidade pode causar um bloqueio no estômago ou nos intestinos, por isso, guarde sempre o papel de embrulho fora do alcance e evite acumular lixo.

Chocolate

O Natal é um tempo para comer, beber, e ser feliz. Com a abundância de comida, é muito fácil deixar coisas deliciosas como chocolates por perto. Infelizmente, o chocolate é muito venenoso para cães e gatos, e a sua ingestão em qualquer quantidade pode ser fatal muito rapidamente. Se o seu cão ou gato tiver comido chocolate, consulte os nossos médico-veterinários prontamente.

Lareiras

Não há melhor sensação de que o calor acolhedor de uma lareira, mas se tiver um animal de estimação, especialmente um novo cachorro ou gatinho, então acautele-se. Quer o seu fogo seja real, a gás ou elétrico, supervisione sempre os seus animais de estimação e nunca os deixe aproximar-se demasiado 

Fogo de artifício

Provavelmente já experienciou o efeito que barulhos repentinos, altos e de origem desconhecida podem ter. Os fogos de artifício podem-se tornar assustadores para o seu animal de estimação, podendo desenvolver quadros de stress extremo.

Dica: Procure fechar as janelas e tentar manter o seu animal o mais calmo possível num local que ele se sinta seguro e abrigado.