O corte de unhas, tal como o banho, tosquia, limpeza de ouvidos e olhos, faz parte dos cuidados de higiene e saúde do seu animal. Seja cão ou gato, o corte de unhas é algo que deve ser realizado, de forma rotineira ou sempre que necessário.
Unhas não tratadas podem originar problemas como:
Cães com acesso a rua, que passeiam, correm e brincam em pisos rugosos tem um desgaste natural das unhas. Neste, o corte de unhas pode não ser necessário com tanta periodicidade. Canídeos mais caseiros, mais sedentários ou idosos, que estão usualmente em pisos mais lisos ou movimentam-se menos, devem cortar as unhas com maior frequência.
Um bom indicativo de que é necessário cortar as unhas é quando o seu cão “faz barulho” a andar, e se ouve as unhas a bater no chão. Além deste, se vir o seu animal a andar de uma forma pouco usual, pode também ser necessário proceder ao corte.
Nos gatos, o corte de unhas pode ser necessário ser mais frequente do que nos cães, uma vez que eles naturalmente gostam de afiar as unhas. Para que estes peludos não lhe estraguem o sofá, os móveis ou não o magoem nas suas brincadeiras, será necessário realizar o corte de unhas mais rotineiramente. As unhas dos gatos, quando crescem passam a ter uma “capa” envelhecida (unha antiga que foi substituída pela que está em crescimento), que eles instintivamente retiram, ou quando fazem o grooming ou quando arranham.
No entanto, animais mais velhos muitas vezes deixam de conseguir fazer um grooming tão bom e estas “capas” não saem, é então necessário ter ainda maior atenção ao corte de unhas. A única exceção são os gatos que têm acesso à rua, pois as garras são uma forma de eles se defenderem e treparem, é por isso conveniente não cortar as unhas nestes animais.
Deve habituar o seu animal desde bebé a cortar as unhas, assim será mais fácil de o fazer quando for adulto. O corte de unhas deve ser feito com alguma cautela, pois pode magoar o animal se mal-executado. O seu animal tem entre 4 a 5 unhas (ou mais em alguns cães), deve cortar todas, sem se esquecer da 5º unha que não tem contacto com o chão.
O corta-unhas indicado para o seu animal, depende do tamanho do mesmo, porém deve ser sempre redondo, acompanhando a forma da unha. Não tente usar tesoura ou corta-unhas de humanos para realizar este ato. Existem diversas hipóteses, aconselhe-se com um profissional.
Nas primeiras vezes que cortar as unhas reforce positivamente o seu animal. Pode ser necessário reforçar a cada uma que corta, principalmente numa fase inicial. Depois do animal se habituar, já conseguirá cortar todas as unhas e recompensar no final.
Não se esqueça de levar o tempo que for necessário, pode ser um momento tenso para o seu patudo, e não queremos que ele associe este ato a algo negativo. Não force mais do que o necessário. Não se esqueça, não tem de cortar as unhas todas de uma vez, pode cortar 2 ou 3 num dia e as restantes no seguinte.
O sabugo é uma zona visualmente cor-de-rosa, vascularizada e com terminações nervosas, o que quer dizer que se o cortar, vai doer e sangrar bastante.
O gato tem todas as unhas brancas, o que quer dizer que facilmente se vê o sabugo. Deve cortar 2 a 3 milímetros depois da zona “cor-de-rosa” terminar. Os felinos retraem as unhas, por isso deve expô-las e de seguida proceder ao corte.
Nos cães, a regra é a mesma com duas exceções, estes não retraem as unhas, e nem todas as unhas são brancas. Nas unhas pretas, onde não se vê o sabugo, deve-se ter cuidado extra em proceder ao corte. Um bom ponto de guia é cortar as unhas até que fiquem ao nível da almofada plantar quando as patinhas estão no chão.
Regra de ouro: se não sabe bem até onde pode cortar, corte só as pontinhas. É melhor cortar mais vezes e não magoar o seu animal, do que querer cortar muito e depois ele ficar com medo.
Cortou demais e agora não para de sair sangue? Tenha calma! Quer dizer que cortou um pouco do sabugo, acontece!
Deve proceder como qualquer outra ferida: pegue numa compressa e num líquido de desinfeção de feridas, pressione contra a unha por 2 a 3 minutos, ou até estancar o sangue. Após isto, reforce positivamente a paciência e coragem do seu animal. Não queremos que fique receoso da próxima vez que cortar as unhas.
Caso não queira fazer este procedimento em casa, deve pedir ajuda a um profissional.
Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!