Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Corte de Unhas em Cães e Gatos

O corte de unhas, tal como o banho, tosquia, limpeza de ouvidos e olhos, faz parte dos cuidados de higiene e saúde do seu animal. Seja cão ou gato, o corte de unhas é algo que deve ser realizado, de forma rotineira ou sempre que necessário. 

Unhas não tratadas podem originar problemas como: 

  • unhas encravadas nas almofadas plantares; 
  • mau posicionamento dos membros, que originam quedas e problemas articulares; 
  • unhas presas que podem partir causando dor. 

 

Cães 

Cães com acesso a rua, que passeiam, correm e brincam em pisos rugosos tem um desgaste natural das unhas. Neste, o corte de unhas pode não ser necessário com tanta periodicidade. Canídeos mais caseiros, mais sedentários ou idosos, que estão usualmente em pisos mais lisos ou movimentam-se menos, devem cortar as unhas com maior frequência.

Um bom indicativo de que é necessário cortar as unhas é quando o seu cão “faz barulho” a andar, e se ouve as unhas a bater no chão. Além deste, se vir o seu animal a andar de uma forma pouco usual, pode também ser necessário proceder ao corte. 

 

Gatos 

Nos gatos, o corte de unhas pode ser necessário ser mais frequente do que nos cães, uma vez que eles naturalmente gostam de afiar as unhas. Para que estes peludos não lhe estraguem o sofá, os móveis ou não o magoem nas suas brincadeiras, será necessário realizar o corte de unhas mais rotineiramente. As unhas dos gatos, quando crescem passam a ter uma “capa” envelhecida (unha antiga que foi substituída pela que está em crescimento), que eles instintivamente retiram, ou quando fazem o grooming ou quando arranham.

No entanto, animais mais velhos muitas vezes deixam de conseguir fazer um grooming tão bom e estas “capas” não saem, é então necessário ter ainda maior atenção ao corte de unhas. A única exceção são os gatos que têm acesso à rua, pois as garras são uma forma de eles se defenderem e treparem, é por isso conveniente não cortar as unhas nestes animais. 

 

Como fazer o corte das unhas? 

Deve habituar o seu animal desde bebé a cortar as unhas, assim será mais fácil de o fazer quando for adulto. O corte de unhas deve ser feito com alguma cautela, pois pode magoar o animal se mal-executado. O seu animal tem entre 4 a 5 unhas (ou mais em alguns cães), deve cortar todas, sem se esquecer da 5º unha que não tem contacto com o chão.

Corte de unhas cão

Corta-unhas 

O corta-unhas indicado para o seu animal, depende do tamanho do mesmo, porém deve ser sempre redondo, acompanhando a forma da unha. Não tente usar tesoura ou corta-unhas de humanos para realizar este ato. Existem diversas hipóteses, aconselhe-se com um profissional. 

 

Guloseimas! 

Nas primeiras vezes que cortar as unhas reforce positivamente o seu animal. Pode ser necessário reforçar a cada uma que corta, principalmente numa fase inicial. Depois do animal se habituar, já conseguirá cortar todas as unhas e recompensar no final.

Não se esqueça de levar o tempo que for necessário, pode ser um momento tenso para o seu patudo, e não queremos que ele associe este ato a algo negativo. Não force mais do que o necessário. Não se esqueça, não tem de cortar as unhas todas de uma vez, pode cortar 2 ou 3 num dia e as restantes no seguinte. 

 

Sabugo 

O sabugo é uma zona visualmente cor-de-rosa, vascularizada e com terminações nervosas, o que quer dizer que se o cortar, vai doer e sangrar bastante. 

O gato tem todas as unhas brancas, o que quer dizer que facilmente se vê o sabugo. Deve cortar 2 a 3 milímetros depois da zona “cor-de-rosa” terminar. Os felinos retraem as unhas, por isso deve expô-las e de seguida proceder ao corte. 

Nos cães, a regra é a mesma com duas exceções, estes não retraem as unhas, e nem todas as unhas são brancas. Nas unhas pretas, onde não se vê o sabugo, deve-se ter cuidado extra em proceder ao corte. Um bom ponto de guia é cortar as unhas até que fiquem ao nível da almofada plantar quando as patinhas estão no chão. 

Regra de ouro: se não sabe bem até onde pode cortar, corte só as pontinhas. É melhor cortar mais vezes e não magoar o seu animal, do que querer cortar muito e depois ele ficar com medo. 

 

Sangue!

Cortou demais e agora não para de sair sangue? Tenha calma! Quer dizer que cortou um pouco do sabugo, acontece! 

Deve proceder como qualquer outra ferida: pegue numa compressa e num líquido de desinfeção de feridas, pressione contra a unha por 2 a 3 minutos, ou até estancar o sangue. Após isto, reforce positivamente a paciência e coragem do seu animal. Não queremos que fique receoso da próxima vez que cortar as unhas. 

Caso não queira fazer este procedimento em casa, deve pedir ajuda a um profissional.

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve

Lisboa
Setúbal
Amadora
Almada
Cascais
Alenquer
Arruda dos Vinhos
Loures
Mafra
Odivelas
Oeiras
Sintra
Sobral de Monte Agraço
Torres Vedras
Vila Franca de Xira
Alcochete
Barreiro
Moita
Montijo
Palmela
Seixal
Sesimbra
Aveiro
Estarreja
Ilhavo
Murtosa
Oliveira do Bairro
Porto
Braga
Gondomar
Guimarães
Maia
Barcelos
Espinho
Esposende
Vila Nova de Gaia
Fafe
Matosinhos
Póvoa de Varzim
Paços de Ferreira
Vila Nova de Famalicão
Vila do Conde
Trofa
Valongo
Vizela
Santa Maria da Feira
Santo Tirso
Albufeira
Faro
Lagoa
Lagos
Loulé
Olhão
Portimão
São Brás de Alportel
Silves
Tavira
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!