É através de uma destartarização em cães ou gatos que se realiza a remoção da placa bacteriana e do cálculo dentário. Este procedimento dentário é realizado com o animal sob anestesia geral, e são utilizadas técnicas e equipamento idêntico ao de medicina humana.

DESTARTARIZAÇÃO EM CÃES E GATOS, COMO SE FAZ?

Primeiro é retirada a maior quantidade de cálculo, seguido da remoção de vestígios que permaneceram usando aparelho idêntico aos de uso humano, e no fim é feito um polimento para impedir deposição de uma nova camada de placa bacteriana. Em situações avançadas de doença periodontal, pode haver a necessidade de remover alguns dentes durante a destartarização.

Sendo uma técnica que requer a anestesia do animal é necessário realizar exames de rotina, e também muitas vezes radiografias orais. Os dentes podem externamente parecer saudáveis, mas ao raio-x notar-se alterações nas raízes que necessitam de ser tratadas.

Apesar da maioria dos animais com doenças dentárias continuarem a comer, são situações que dão bastante desconforto ao animal. Deve estar atento aos sinais de doença periodontal como calculo dentário, mau hálito e, em casos mais graves, dificuldades em comer.

Destartarizacao cao e gato

Destartarização em cães e gatos, quando devo fazer?

A destartarização em cães e gatos é feita apenas quando necessária, ou seja, não há idade que nos indique uma altura perfeita para o mesmo, mas quanto mais velho é o animal maior é a probabilidade de precisar de uma intervenção. Na presença de cálculos dentários existe uma necessidade de uma higienização oral, mas deverá contactar o seu médico-veterinário para fazer uma avaliação. Quanto mais cedo tratarmos os dentes, melhor será a qualidade de vida do patudo.

Como é um procedimento que requer anestesia, podemos e devemos controlar a acumulação de cálculo por outras formas como:

• escovagem de dentes
  • utilização de elixir
  • snacks
  • ou produtos próprios para o efeito.

Quando utilizados regularmente são eficazes no controlo do tártaro. O uso de ração seca adequada para o tamanho do animal também ajuda na destruição do tártaro que se vai acumulando.

Mesmo com todos os cuidados, o seu patudo pode ter uma doença periodontal que promova este excesso de cálculo, ou apenas ter mais propensão para o mesmo.

Se acha que o seu patudo está com mau hálito ou dentes sujos, chame-nos! Vamos até sua casa fazer uma avaliação! Transportamos e fazemos a higienização oral na nossa clínica! Não precisa de sair de casa. Brutal, não?

Destartarizacao em caes

QUER MARCAR UMA DESTARTARIZAÇÃO DE CÃO OU GATO?

Transportamos de e para sua CASA gratuitamente!

Se o seu cão ou gato foi visto por um dos nossos médicos nas ultimas 3 semanas poderá marcar a destartarização.
Se não foi visto por um dos nossos médicos deve ser realizada uma consulta pré cirurgica e agendamento da cirurgia.

Todos os animais devem começar por realizar antibioterapia pelo menos dois dias antes da cirurgia.

Nos Veterinários Sobre Rodas, recomendamos sempre fazer análises pré cirurgicas! Até aos 8 meses, recomendamos fazer um hemograma e glucose e entre os 8 meses e 3 anos recomendamos fazer um painel geral. Após esta idade, ou cães e cadelas que tenham alguma doença diagnosticada , deverão fazer um painel geral de análises veterinárias.