O que é um Espirro Reverso ou Reverse Sneezing? 

Um espirro é a expulsão de ar para o exterior do corpo, através das vias respiratórias, que ocorre na altura da expiração. É um mecanismo de defesa do organismo para expulsar substâncias estranhas. O espirro reverso (ou respiração paroxística inspiratória) funciona precisamente ao contrário, onde o ar é puxado para dentro da cavidade nasal. Tem exatamente o mesmo objetivo de um espirro “normal”. 

Espirros reversos podem ser assustadores para tutores que nunca o presenciaram. Como o ar é puxado rapidamente para dentro, dá-se um barulho ruidoso e parece que o animal está com falta de ar. As causas de espirro reverso podem ser variadas entre inalação de produtos irritantes, mudanças de temperatura, acumulação de secreções, corpos estranhos, tumores, alergias. É mais comum em raças braquicéfals, mas pode ocorrer em todas as raças e idades. No gato é pouco frequente. 

Sinais Clínicos de espirro reverso

Além de o animal começar a puxar para dentro com muita força, e produzindo então um barulho estranho e alto, outros sinais podem ser detetados: 

  • Arregalar dos olhos; 
  • Membros anteriores afastados; 
  • Animal mantém-se totalmente normal após o término dos espirros. 

As crises podem demorar poucos segundos ou 2 minutos. O animal afetado pode mostrar sinais clínicos a vida toda, mas raramente a doença progride. 

Espirro reverso

Diagnóstico de espirro reverso

Os espirros reversos são situações bastante características, por isso com o exame físico e visualização de uma crise (através de um vídeo por exemplo) é possível chegar ao diagnóstico. Contudo, é importante perceber o que causa estes espirros. Para isso pode ser necessário fazer exames complementares como radiografia e análises clínicas

Tratamento de espirro reverso ou Reverse Sneezing

O tratamento do espirro reverso depende da causa. Muitas vezes esta situação tem base alérgica, e o tratamento deverá ser à base de anti-histamínicos ou corticosteróides inalatórios. 

Durante as crises pode ajudar o seu animal massajando levemente a garganta ou oferecendo água (mas não forçando), pois a deglutição por norma cessa os espirros. Pode tapar as narinas alguns segundos para permitir que o animal degluta. 

Se for uma situação esporádica, é inócua para o animal. No entanto, se se repetir muitas vezes ao dia ou vários dias consecutivos deverá ser visto pelo médico-veterinário.