Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Esterilizar o cão ou a cadela? Saiba tudo!

Esterilizar a sua cadela? Esterilizar o seu cão? Estas duas questões são bastante comuns no ambiente veterinário. A esterilização é um procedimento que tem como objetivo a incapacitação da função reprodutora de um ser vivo.

Este processo pode ser definitivo – por meio cirúrgico; ou temporário- por meio químico. Nos animais de companhia, o tipo de esterilização mais comum é o cirúrgico uma vez que se demonstra ser mais seguro e eficaz.

 

Quando devo esterilizar a minha cadela ou cão?

A esterilização de cadela ou cão deve ser ponderada quando os animais atingem a maturidade sexual uma vez que as hormonas produzidas pelo sistema reprodutor desempenham um papel fundamental no correto desenvolvimento do animal.

Atualmente, segundo as guidelines mais recentes, não deve existir uma resposta padrão de que a esterilização deverá ser feita aos 6 meses de idade. Isto porque, os cães de porte pequeno podem atingir a maturidade sexual entre o 6 e os 9 meses de idade, enquanto que os cães de porte médio, grande ou gigante podem atingir a maturidade sexual entre os 12 e os 18 meses de idade.

Assim, a tomada de decisão sobre o momento ideal para a esterilização do seu animal deve ser feita juntamente com o médico veterinário que o segue, e deve ter em conta fatores como: porte do animal, raça e proporcão de crescimento ao longo dos primeiros meses de vida.

Esterilizacao cadela preço

Quer marcar uma esterilização de cadela ou cão?

Transportamos de e para sua CASA gratuitamente!

  • Cães: deverá ter mais de 6 meses.
  • Cadelas: no caso das cadelas a cirurgia deverá ser realizada após 2 meses do inicio do cio.

Nos Veterinários Sobre Rodas, recomendamos sempre fazer análises pré-cirúrgicas! Até aos 8 meses, recomendamos fazer um hemograma e glucose e entre os 8 meses e 3 anos recomendamos fazer um painel geral.

Após esta idade, ou cães e cadelas que tenham alguma doença diagnosticada , deverão fazer um painel geral de análises veterinárias. 

Quero marcar uma consulta!

Pretende esterilizar o seu animal de estimação? Pode marcar connosco por WhatsApp!

Clique aqui!

Como é feita a esterilização do meu cão/cadela?

Na esterilização de cadela, a intervenção atualmente mais adotada é a ovariohisterectomia e consiste na remoção dos ovários e útero. Nos machos, usa-se também o termo castração ou orquiectomia e consiste na extração dos testículos.

A ovariohisterectomia é, por norma, uma cirurgia mais invasiva que a orquiectomia, uma vez que é necessário fazer uma incisão abdominal para remoção dos ovários e do útero.

Na orquiectomia, é feita uma incisão no saco escrotal ou na linha peniana média, por onde é feita a extração dos testículos. Em situações menos comuns, pode acontecer a não exteriorização de ambos os testículos e, nesses casos, poderá ser necessária uma incisão abdominal para remoção do testículo interno.

Antes da cirurgia, é normalmente feita uma consulta pré-cirúrgica e análises sanguíneas para averiguar o estado de saúde do animal e minimizar assim os riscos do procedimento.

 

Quem é que realiza o procedimento de esterilização? Pode ser feito em casa?

A esterilização é um procedimento cirúrgico realizado por um médico-veterinário e executado numa sala especificamente designada para fins cirúrgicos – meio limpo e asséptico, dispositivos para monitorização do animal e todos os instrumentos necessários à intervenção – garantindo assim o maior sucesso da cirurgia e recuperação do animal.

 

Vantagens e as desvantagens da esterilização em cadelas e cães?

Vantagens da esterilização do seu cão:

  • Eliminação da probabilidade de desenvolvimento de tumores testiculares;
  • Redução da probabilidade de desenvolvimento tumoral ou crescimento descontrolado da próstata;
  • Pode prevenir a adoção de comportamentos erráticos por parte do seu animal, como por exemplo, fugir da habitação em busca de uma parceira, comportamentos de dominância perante os seus pares ou pessoas, marcação de território. De salientar que, para prevenir estes comportamentos erráticos, a esterilização deve ser feita enquanto o animal é ainda jovem. Uma vez que se originam estes comportamentos, não é possível garantir que desapareçam após a esterilização.

Vantagens da esterilização da sua cadela:

  • Redução da probabilidade de tumores mamários, uma vez que as hormonas sexuais desempenham um papel fulcral no desenvolvimento destes tumores. É importante salientar que a esterilização não elimina por completo esta probabilidade, uma vez que depende do número de ciclos reprodutivos que a fêmea teve antes de ser submetida à cirurgia. Por essa questão, deve haver um check-up regular no que concerne ao aparecimento de nódulos mamários;
  • Eliminação do desenvolvimento de infeção uterina (piómetra) – que é muitas vezes uma situação grave para o animal e cuja abordagem de resolução é a esterilização de urgência;
  • Eliminação da ocorrência de gravidez indesejada.

Desvantagens da esterilização:

  • Todos os procedimentos cirúrgicos têm um risco associado – pela anestesia necessária e pelo procedimento em si. Esse risco, no que concerne a esterilização, é atualmente reduzido devido aos avanços científicos e tecnológicos e à consulta pré-cirúrgica e exames complementares que permitem averiguar se o animal está apto para o procedimento. Por norma, os animais mais jovens e que se apresentem saudáveis, irão apresentar um risco menor;
  • Após a esterilização, o metabolismo basal pode reduzir em 30%, isto significa que a quantidade diária de alimentação deve ser reajustada, deve optar-se por uma alimentação específica para animais esterilizados e promover-se o exercício físico, evitando assim o aumento de peso;
  • A longo prazo, a esterilização em fêmeas pode estar relacionada com o desencadeamento de incontinência urinária, sendo pouco comum e estando maioritariamente relacionada com animais de grande porte;
  • A esterilização precoce de animais de grande porte pode ser um factor desencadeador de patologias osteoarticulares.
Analises Veterinarias

Quer marcar uma esterilização?

Nós vamos buscar e entregar o seu animal de estimação a casa! Fale connosco.

Marque uma consulta!

O meu cão/cadela é agressivo(a), se o(a) esterilizar consigo eliminar este comportamento?

A esterilização não irá provocar uma alteração radical no comportamento do seu animal. Reconhece-se que este procedimento pode demonstrar benefícios para animais mais dominantes ou enérgicos, no entanto, vai depender da idade do seu animal e há quanto tempo demonstra estes comportamentos. Para ajustes comportamentais, para além de se dever ponderar a esterilização, deve ser também adotado um plano de treino.

 

Preço da esterilização de cães ou preço da esterilização em cadelas?

O preço da esterilização de cadela ou preço da esterilização de cães vai depender de vários factores, dentro dos quais o mais importante: o peso. A diferença de preço da esterilização vai-se basear no peso actual do seu cão ou cadela. Nas nossas cirurgias de esterilização incluímos o preço da medicação e transporte para as nossas clinicas veterinárias. Poderá acrescer ao preço, as análises (em caso de necessidade), e o colar isabelino ou um body. No entanto recomendamos contactar-nos para saber o preço total. 

Quais os preços da esterilização?

Pretende saber os preços de esterilização? Envie-nos uma mensagem por WhatsApp.

Clique aqui!

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!