Fisioterapia veterinária é a aplicação de estímulos físicos – como, calor, frio, electroestimulação, exercícios terapêuticos, massagem - nos tecidos para que ocorra a recuperação de doenças e lesões e o alívio da dor. 

Fisioterapia veterinária é importante no tratamento de:

  • Doenças ortopédicas: displasia da anca e do cotovelo, amputações, fraturas, osteoartrite, lesões musculares, tendinosas ou articulares; 
     
  • Doenças neurológicas: tratamento conservativo ou cirúrgico de hérnias discais, mielopatia degenerativa, discoespondilose, lesões em nervos periféricos, problemas vestibulares, etc; 
     
  • Outras condições, como: dor, obesidade, alterações na força muscular ou na marcha.

Algumas modalidades da fisioterapia  são relativamente simples de serem ensinadas pelo veterinário e realizadas em casa pelos tutores, nomeadamente, a termoterapia superficial (calor ou gelo), a massagem, a mobilização articular, alongamentos, um plano de exercício físico e exercícios terapêuticos e, até mesmo, eletroestimulação; outras requerem técnicas mais apuradas e equipamentos específicos, devendo ser realizadas por profissionais habilitados.

lesões animais fisioterapia

FISIOTERAPIA EM ANIMAIS - PARA QUE SERVE ?

Os distúrbios musculoesqueléticos são muito comuns nos nossos animais de companhia, estes manifestam-se principalmente com alterações na locomoção (como coxeira ou descoordenação) e/ou com dor.

A dor é um fenómeno extraordinariamente complexo e debilitante, é uma experiência sensorial ou emocional desagradável associada a lesão tecidular, real ou potencial.

A dor é pouco diagnosticada e a sua importância é subestimada nos animais. Não é fácil identificar a dor em cães e muito menos em gatos, mas alguns sinais que podemos observar são:

  • Dificuldade a levantar, a sentar, a saltar para sítios altos, a subir ou descer escadas;
  • Falta de higiene do pêlo;
  • Passar mais tempo a dormir e brincar menos;
  • Menos vontade de ir à rua e passeios mais lentos e curtos;
  • Mudanças no comportamento, como agressividade, inquietação ou medo.

A dor pode ter origem ortopédica (nos ossos e articulações), miofascial (nos músculos e fáscia muscular – com aparecimento de nódulos dolorosos) ou no sistema nervoso (chamada de dor neuropática).

A Fisioterpia em animais é um tratamento ? 

Para que os animais tenham uma boa qualidade de vida é necessário diagnosticar e tratar a dor – o que pode ser um verdadeiro desafio!
O tratamento eficaz da dor exige uma abordagem multimodal! É necessário recorrer a diferentes terapêuticas, porque a dor afeta e manifesta-se de várias formas também.

Os tratamentos mais utilizados para aliviar a dor nos animais são os medicamentos, anti-inflamatórios e analgésicos, estes são importantes mas não são o suficiente e não tratam, por exemplo, dor miofascial (que ocorre também secundariamente à dor ortopédica e neuropática). 

Para além da medicação, é cada vez mais frequente o uso de suplementos ou nutracêuticos que fornecem ao corpo os elementos necessários para o seu normal funcionamento, como, condroprotetores, ómegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, canabinóides, entre outros.

Para além da medicação e suplementação oral é necessário atuar diretamente na origem da dor nos ossos, nos músculos, nos tendões, nos neurónios, na fáscia muscular!

A reabilitação física animal é uma área científica em crescimento e reconhecida como uma formação académica do médico veterinário. Reabilitação é o processo após lesão que visa atingir o melhor nível de função, independência e qualidade de vida, recuperando o movimento normal.