Os gatos são exímios no que toca à sua higiene. Sabem naturalmente como se auto-limpar e raramente precisam de tomar banho. No entanto, durante o processo de auto-limpeza, podem engolir pelo solto o que inevitavelmente conduz a uma bola de pelo.
A bolas de pelo são um processo normal nos felinos, porém podem causar desconforto e até problemas mais graves, caso não sejam eliminadas. Saiba como prevenir esta situação.
As bolas de pelo nos gatos, ou tricobezoares (nome científico) são o resultado da mistura de pelos, saliva, secreções gástricas, restos de alimentos e podem levar os gatos a vómitos constantes.
As bolas de pelo formam-se naturalmente no aparelho digestivo do gato mediante a frequência da lavagem com a língua. A língua do gato é inteiramente coberta por protuberâncias ou papilas, que tem uma forma especial de gancho. As papilas gustativas são compostas por queratina, o que dá à língua uma aparência áspera e brusca que causa o “efeito de lixa” quando entra em contato com a pele.
Esta estrutura muito especial é ditada por fatores de sobrevivência: de facto, gatos usam as línguas para se escovar e remover qualquer impureza de seu pelo, um aspeto fundamental para eliminar todos os traços de odores que possam comprometer a caça ou torná-los presas de outros animais, mas que os conduz a uma ingestão recorrente de pelos.
Normalmente esta ingestão de pelo não é muito grande e é expelida geralmente com as fezes. Porém, caso o gato ingira quantidades maiores, por exemplo durante a fase da muda de pelo (Primavera/Outono), corre o risco de formar bolas de pelos maiores.
O gato tem uma propensão à formação de bolas de pelo, porém a sua libertação é um processo natural para o felino. O risco na saúde ocorre quando a pelagem se acumula em excesso no organismo do animal.
Nalguns casos, a bola de pelos pode passar pelo intestino e desregular o sistema digestivo, podendo originar diarreias ou prisão de ventre, com a agravante de oclusão intestinal. Nesse caso, é necessário um procedimento cirúrgico para a remoção da pelagem acumulada.
A fim de evitar um estado agravado, tenho presente os seguintes sintomas:
Como prevenção aos problemas descritos anteriormente, nomeadamente bolas de pelo em gatos, como tutores devemos tomar algumas medidas para impedir a sua formação e favorecer a sua eliminação.
1. Escovagem – este processo deve ser conduzido como rotina ao bem-estar do seu pet, e reforçado na altura da uda do pelo, o que irá evitar uma acumulação de pelo maior e evitar que o seu gato o ingira durante o período de auto-limpeza
2. Tosquia – Caso o seu pet tenha pelo longo, este método de prevenção irá diminuir também assim a quantidade de pelo que o gato vai ingerir.
3. Alimentação rica em fibra – uma alimentação rica em fibra irá auxiliar a expulsão do pelo acumulado.
4. Desparasitações em dia - Se o seu gato sentir prurido, comichão, provocado por parasitas externos, é normal que se lamba mais, ingerindo maior quantidade de pelo.
5. Pasta de malte - A pasta de malte é uma pasta semelhante ao mel, no entanto com odor e sabor mais palatável para o felino, contendo peixe, gorduras vegetais, fibra, leveduras para além do malte. O principal objetivo desta é promover a digestão e um efeito laxante que ajuda o gato a eliminar as bolas de pelo. Pode ser ingerida 3 dias seguidos, e como prevenção pode ser administrado semanalmente.
Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!