Mesmo temendo qualquer ida ao veterinário com o seu gato, tenha presente que estas idas são fundamentais para o acompanhamento da saúde do seu pet. Pode evitar os problemas de saúde do seu gato, se o levar a um check-up com o seu veterinário a cada 6-12 meses. Especialmente quando ele tem mais de 8 anos.
Por natureza, os gatos são independentes, territoriais, precisam de controlar o meio onde se inserem, bem como sensíveis a diferentes cheiros – o que torna particularmente as visitas ao veterinário stressantes.
Existem comportamentos inerentes aos gatos que ocasionalmente preocupam tutores, principalmente para quem está a “viajar” pela primeira vez neste mundo felino, o que nem sempre significa que deve chamar o veterinário para ver o seu gato. Entre estes destacam-se: ronronar; regurgitar bolas de pelos; salivar demais. As três ações são, de forma geral, inofensivas e típicas da espécie, não representando riscos ao quadro de saúde do animal.
Por outro lado, o gato tem um comportamento muito peculiar ligado à rotina. A mudança dessa rotina pode ser suficiente para o alertar do estado de saúde do seu pet. Os primeiros alertas em como deverá chamar o veterinário para ver o seu gato, partem de algumas alterações comportamentais ligadas à sua rotina, tais como:
Os sintomas de envenenamento dependem da quantidade de substância tóxica ingerida, assim como da substância em si. No entanto os sintomas típicos são:
Todo o cuidado é pouco e por essa razão a prevenção é a melhor forma de garantir a presença do seu companheiro felino por muitos anos.
As vacinas que o veterinário dará ao seu gato funcionam da mesma forma que as vacinas para as pessoas. O que significa que devem ser alvo de reforços regulares após a primeira toma. Para saber exatamente quando deve dar o reforço da vacina fale com o seu médico-veterinário.
Existem atualmente vacinas eficazes contra várias doenças graves. Entre estas destacam-se:
A colocação do microchip no gato é um procedimento simples e rápido que pode ajudá-lo a reunir-se com o seu amigo de quatro patas. O procedimento é extremamente rápido e é o veterinário quem coloca o microchip no seu gato, trata-se de um procedimento relativamente indolor.
O microchip dos gatos possui um código exclusivo de 15 dígitos, que é depois registado numa base de dados nacional juntamente com os seus dados, incluindo o seu nome, morada e número de telefone de emergência.
Nas emergências, todos os segundos contam e podem fazer a diferença face a vida do seu pet.
Por esse fator e tendo presente que os gatos são mestres em ocultar que sentem dor ou desconforto, elaboramos a lista abaixo de tipos de sintomas que requerem uma atenção e ação imediata por parte do tutor.
Um gato pode ser considerado idoso a partir dos 7 anos de idade. Logo, será a partir desse período que ocorrem as mudanças comportamentais, e os cuidados devem duplicar à medida que ele envelhece.
Da mesma forma que acontece com os humanos, o processo de envelhecimento felino é uma questão individual. Contudo, os sete anos de vida é uma média para que os primeiros sinais da terceira idade apareçam.
Esse “desgaste” que começa a aparecer neste momento da vida do pet acontece devido à diminuição de algumas células do corpo e do funcionamento de algumas partes vitais do corpo, como coração e sistema imunológico.
É natural que nesta fase questione o médico veterinário se observar os seguintes sintomas:
Seja qual forem as suas dúvidas, consulte o seu médico-veterinário, especialmente nesta fase da vida do seu pet.
Quer marcar uma consulta ao domicílio?
Deslocamos-nos até si para fazer uma consulta ao seu gato.
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!