

Origem do Gato Persa
Existem várias teorias sobre a origem dos gatos Persa, no entanto, aquela que mais se destaca está relacionada com o seu nome. Acredita-se que esta espécie de gatos seja proveniente da Pérsia – império que cobriu uma grande área, incluindo o Irão e a Turquia. Existem historiadores que descrevem que estes gatos entraram na Europa durante as Grandes Cruzadas em 1300. No entanto, uma outra teoria defende que o viajante e escritor italiano, Pietro della Valle (1586 - 1652), foi o responsável pela introdução dos Persas na Europa. No século XIX foram feitos alguns cruzamentos destes gatos com outros de origem turca, como o Angorá e isso deu início à raça de Persas que conhecemos atualmente.
Características do Gato Persa
Duas das características principais destes gatos são a sua pelagem volumosa e sedosa e o seu nariz de pequenas dimensões e tendencialmente achatado. Os olhos são normalmente grandes, redondos e a sua cor contrasta com a cor da sua pelagem. São animais de porte médio, com uma altura que pode variar entre 20 a 25 centímetros, podendo pesar entre 3 a 6 quilos. Existem inúmeras classificações de cores no gato Persa sendo que a própria pelagem pode ser caracterizada por uma só cor, pode ser esfumada, tigrada ou manchada e abrange cores desde o branco, ao preto, azul, vermelho e dourado.
Personalidade do Gato Persa
Os gatos Persa têm uma personalidade gentil e tranquila. São animais de carácter mais sedentário e por isso não é tão comum vê-los a escalar móveis ou a explorar avidamente o ambiente em que vivem. É também por esta razão que se adaptam muito bem a um estilo de vida num apartamento e integram-se facilmente com outros animais e com crianças. São muito inteligentes, demonstram afecto para com os humanos que o rodeiam diariamente e podem demonstrar-se mais introvertidos com as visitas.
Cuidados de saúde com o Gato Persa
Tal como apresentam características únicas relativas à pelagem e ao focinho, existem também cuidados específicos de saúde relativamente a estas duas áreas.
É importante que seja feita uma escovagem diária do seu pêlo, uma vez que tem tendência para embaraçar. Caso aconteça, pode dificultar a movimentação do animal e pode predispor ao desenvolvimento de problemas de pele. Para a escovagem, deve ser utilizada uma escova de cerdas macias evitando que seja um momento doloroso para o animal. O facto de apresentarem o focinho achatado faz com que estejam mais predispostos à formação e acumulação de lágrima pelo que deve haver uma limpeza regular da zona dos olhos e do nariz. Ainda por causa desta característica, são animais que podem desenvolver mais facilmente doenças do foro respiratório pelo que, caso denote alguma alteração respiratória no seu Persa, deve optar por uma avaliação médico veterinária.
Alimentação do Gato Persa
Tal como para qualquer ser vivo, é fundamental optar por uma alimentação de qualidade para que haja um crescimento completo e saudável do animal e para que se possam prevenir doenças ao longo da sua vida. Especificamente para os gatos Persa, pode ser benéfico optar por uma dieta menos calórica, uma vez que são gatos mais calmos e sedentários evitando assim o ganho de peso. Para além disso poderá ser benéfico a adoção de uma dieta que tenha em conta nutrientes para enriquecimento e fortalecimento da pelagem, bem como, que auxilie na eliminação das bolas de pêlo através do sistema digestivo. Atualmente existem rações especificamente formuladas para esta e outras raças, que visam responder às necessidades únicas que cada uma apresenta.
Curiosidades do Gato Persa
- Os gatos Persa que inicialmente foram introduzidos na Europa sofreram várias alterações tendo culminado no gato Persa que atualmente conhecemos;
- Esta era uma raça muito apreciada pelas famílias da nobreza;
- O Garfield é um Persa!