A gestação canina ou gravidez canina compreende uma série de particularidades não partilhadas pelas demais espécies de animais domésticos. Dito isto, o conhecimento do curso temporal do ciclo éstrico, dos sinais clínicos associados à ovulação, das diferentes fases do desenvolvimento embrionário/fetal e das mudanças especificas na fisiologia materna, torna-se essencial para a prestação dos melhores cuidados de saúde às futuras mães e respetivos filhotes.
Os Veterinários Sobre Rodas dispõem de um serviço de excelência de acompanhamento da gestação canina ao domicílio, contacte-nos.
Os primeiros sintomas associados à gravidez nas cadelas são normalmente observados após o primeiro mês de gestação, e incluem:
Após o segundo mês de gestação os sintomas de gravidez canina tornam-se mais evidentes, incluindo tipicamente:
Por fim, os sintomas associados aos últimos dias de gestação canina são:
O tempo médio da gestação canina é de 63 dias após a ovulação.
Os principais sintomas relacionados com a fase de pré parto da gestação canina consistem na diminuição da temperatura corporal (ocorre 8-24 horas antes do parto), comportamento de nidificação, relaxamento da musculatura pélvica e abdominal, e contrações uterinas.
No que diz respeito à gestação canina, numa primeira fase do trabalho de parto, ocorre o relaxamento vaginal associado a contrações uterinas ativas e intermitentes (sem sinais de contração abdominal). A cadela poderá apresentar um comportamento de nidificação obsessivo.
Numa segunda fase, o cérvix dilata e os fetos movimentam-se através do canal do parto. O reflexo de Ferguson deverá ser positivo (estímulo da parede vaginal desencadeia uma contração uterina visível) nesta fase.
Imediatamente após o parto a cadela tende a focar-se exclusivamente nos cachorros, envolvendo-os na zona do abdómen e dando-lhes de mamar. Nesta fase a cadela poderá não querer comer.
Se suspeitar que a sua cadela não está bem (se se encontra febril, por exemplo), deverá entrar de imediato em contacto com os Veterinários Sobre Rodas, pois poderá estar perante um caso de retenção fetal, que pode pôr em risco a vida da sua cadela.
A gravidez psicológica ou falsa gestação é considerada uma síndrome caracterizada pela ocorrência de eventos endócrinos essenciais ao parto e à lactação, em cadelas não gestantes. A pseudogestação não predispõe a cadela a doenças do trato reprodutivo, no entanto, pode levar ao desenvolvimento de mamite.
A hipótese de gestação canina deve ser excluída, previamente ao diagnóstico de pseudogestação. Apesar de não existir nenhum teste de gravidez para cadelas, específico, o diagnóstico de gestação canina é simples e pode ser realizado, por exemplo, através de um exame ecográfico.
Os sintomas mais comuns da gravidez psicológica nas cadelas são:
Reconhece estes sintomas?
Os Veterinários Sobre Rodas dispõem de um serviço de ecografia ao domicílio, fale connosco.
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!