Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Hepatite Infecciosa Canina

A hepatite infecciosa canina é uma doença viral muito contagiosa em cães, que afeta principalmente o fígado. Está presente a nível mundial, tendo também sido observada em raposas, lobos, ursos, linces, entre outros animais. Apesar da sua distribuição global, nos sítios onde é feita a imunização dos animais para a doença, a sua incidência é incomum.

 

O que é Hepatite Infecciosa Canina?

O adenovírus canino tipo 1 (CAV-1) é o vírus causador desta enfermidade que ataca principalmente o fígado, causando a sua necrose (morte do tecido). Os animais mais jovens (menos de 1 ano) são particularmente sensíveis a esta patologia, mas animais adultos também podem contrair a doença.

É um vírus que afeta cães, portanto gatos e humanos não correm risco de contrair a doença. Apesar de ser uma doença grave, hoje em dia é considerada rara pois existe vacina contra este vírus. É um vírus que sobrevive semanas fora do hospedeiro, mas o uso de hipoclorito de sódio (lixívia) elimina-o eficazmente.

A doença pode-se manifestar de formas diferentes, tendo em conta os sintomas e intensidade dos mesmo, sendo elas:

  • Subclínica: geralmente o animal nem apresenta sintomas ou tem apenas manifestações muito leves, sendo a forma mais branda da doença;
  • Aguda: os cães apresentam sintomas que duram entre 5 a 7 dias, e que exigem acompanhamento veterinário intenso. Apos tratamento, o animal recupera não apresentando sequelas;
  • Hiperaguda: é a forma mais agressiva da doença. Evolução rápida que na maioria das vezes o animal acaba por morrer, mesmo antes de ser possível diagnosticar/tratar. Comum em animais jovens não vacinados.
hepatite infecciosa caes

Transmissão da Hepatite Infecciosa Canina

O CAV-1 é eliminado pelos animais afetados por todas as secreções (saliva, muco nasal, urina, sangue e fezes) durante uma infeção aguda. Porém, mesmo após recuperação pode ser eliminado na urina durante 6 a 9 meses.

Os ectoparasitas (pulgas e carraças) podem também transmitir a doença, bem como todos os brinquedos e taças, ou local onde o animal possa ter tido contato que não tenha sido devidamente higienizado.

 

Sintomas da Hepatite Infecciosa Canina

Vários são os sintomas que podem surgir nos cães afetados, dos quais citamos:

  • Aumento da temperatura (febre);
  • Taquicardia;
  • Apatia;
  • Sede intensa;
  • Diarreia;
  • Vómitos;
  • Tosse;
  • Icterícia;
  • Hemorragias manifestadas por petéquias na mucosa oral;
  • Aumento do tamanho dos linfonodos;
  • Edema da córnea (e outros sinais oculares).

Em casos mais graves, os sinais podem ser mais severos e acometer o sistema nervoso do animal. Tremores, desorientação, cegueira e até convulsões são possíveis de ser identificadas nestes casos.

O diagnóstico é muitas vezes baseado na história clínica e exames complementares. Animais jovens não vacinados ou a fazer o plano de vacinação, ou ninhadas com mortes súbitas são informações que nos indicam que podemos estar perante um caso de hepatite infecciosa. Aliada à história clínica, alterações hematológicas e bioquímicas, bem como aumento dos tempos de coagulação direcionam as nossas suspeitas para esta doença.

O diagnóstico definitivo não é necessário antes do tratamento de apoio, mas ajuda a perceber a origem dos sinais clínicos e é particularmente importante se houver outros cães coabitantes. O diagnóstico definitivo da doença pode ser feito por meios serológicos, PCR ou histopatologia dos tecidos (usado geralmente post-mortem).

 

Tratamento da Hepatite Infecciosa Canina

O tratamento recomendado é de suporte, não havendo terapias especificas para a doença.

Fluidoterapia, soluções de suporte vitamínico e mineral, antibióticos (para prevenir infeções secundárias) e, se necessário, transfusões de sangue são algumas técnicas terapêuticas usadas.

 

Prevenção da Hepatite Infecciosa Canina

A melhor forma de prevenção é a vacinação. Mantenha o seu animal devidamente vacinado, desde os 2 meses de idade. A desparasitação também é importante que esteja em ordem. Caso tenha em animal que tem ou teve esta doença, limpe bem todo o ambiente e taças (com lixívia) e descarte os brinquedos que não podem ser devidamente higienizados.

Ficou com dúvidas? Acha que o seu cão pode estar perante um caso de hepatite infecciosa canina?

Ligue para nós! Vamos até ao conforto de sua casa cuidar do seu melhor amigo.

Reconhece estes sintomas?

Se pensa que o seu cão pode sofrer desta doença, marque uma consulta no conforto do seu lar!

Marque uma consulta!

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!