Seja em lazer ou em viagens de negócios – nem sempre o seu patudo o pode acompanhar. São inúmeros os motivos para que o animal tenha de ficar em casa: o voo é demasiado longo, a viagem de automóvel é muito penosa, os requisitos de entrada para cães são demasiado rígidos ou o hotel não permite a permanência de animais. Assim sendo, em muitas cidades e também online, encontramos serviços de assistência a cães durante as férias dos donos. Mas qual o serviço mais vantajoso para o animal: Petsitting ou hotel para cães?

O que é um hotel para cães? 

O hotel para cães é uma instituição especializada na hospedagem e cuidados com cães durante um período temporário. Tendem a ser locais procurados não só por ausências em períodos de viagem, mas também para quem tem uma rotina agitada e procuram um local de confiança para deixar o pet. Adicionalmente, são também uma boa solução para aqueles tutores que pretendem oferecer um fim de semana diferente ao seu pet enquanto exercem uma atividade importante, ou até mesmo para uma escapadinha dos próprios tutores.

Assim como os hotéis para humanos, os hotéis para cães também possuem categorias diferentes. Em maioria, é possível encontrar serviços como banho e tosquia, além da alimentação e estadia. Existem certos hotéis  que ainda oferecem condições luxuosas como banhos na piscina, espaços dedicados para interagir e brincar com outros cães, alimentos e petiscos especiais e até canais de TV especialmente desenvolvidos para eles!

Como funcionam os hotéis para cães? 

O hotel para cão assemelha-se de certa forma aos dos tutores, mas como funcionam realmente os hotéis para cães?

  • É necessário fazer a reserva e escolher entre as opções de acomodação que o hotel oferece. Normalmente, os ambientes são individuais e os espaços de lazer coletivos.

Além da hospedagem, alguns hotéis oferecem serviços extras como cuidados estéticos e até mesmo opções de regime alimentar, para que seu cachorro tenha uma alimentação mais adequada ao seu bem-estar.

  • É muito importante ficar atento à higiene e profissionalismo do local. Existem algumas regras para evitar transtornos e problemas com todos os cães hospedados.
  • A maioria dos hotéis exige o boletim de vacinação em dia, controle parasitário e que o patudo não possua nenhum tipo de doença infectocontagiosa.
  • Também é avaliada, individualmente, a situação de cães com uma idade avançada, ou seja, acima de 12 anos, podendo precisar de algum tratamento especial que seja externo ao Hotel.
  • Cadelas na fase do cio também são evitadas pela maioria dos hotéis

Consideramos importante conhecer os detalhes e as exigências de cada hotel antes de eleger um para cuidar do seu patudo.


 

cão deitado na cama em cima de lençóis e almofada brancos

Quanto custa uma noite num hotel para cães? 

O custo de uma noite num hotel para cães dependerá sempre da época do ano. Por isso, para comparar os preços, considerou-se a época alta (de Junho a Setembro, no Natal e na Páscoa), por ser a altura de maior procura, apesar de os preços não oscilarem muito durante o ano. 

Elaboramos a tabela abaixo com alguns exemplos de hotéis de destaque e com os valores atuais de mercado.

 

preço de vários hotéis para cães

Existem adicionalmente alguns serviços que implicam um upgrade á estadia, tais como:

  • Country Walk;
  • Play Time Individual;
  • Treino de obediência básica;
  • Midnight Cookies.

As opções de conforto e luxo estão disponíveis para todos os gostos – e bolsos, claro!

Cuidados a ter quando deixa o seu cão num hotel

Nem sempre, membros da família podem assumir a responsabilidade de cuidar do seu pet. Esta função caberá ao Hotel para cães que irá escolher para assegurar o conforto, alegria, segurança e cuidados especiais durante a estadia do seu animal de estimação.

Porém, antes de realizar a sua escolha, confira estes 5 aspetos:

1. Referências

Antes de escolher um hotel, converse com pessoas que já contrataram o serviço daquele estabelecimento. Experiências de clientes anteriores são uma mais-valia para ter a certeza se o local é confiável e se o serviço é exatamente o que procura.

2. Faça uma visita

Faça você mesmo uma visita de reconhecimento do local e veja se os profissionais são capacitados, se o estabelecimento é limpo, se existe uma área coberta para os dias de chuva, se há a possibilidade de levar a ração que o seu patudo habitualmente come e se os cães ficam presos o dia todo ou se têm um local para passear e brincar durante a estadia.

3. Verifique as questões de segurança

Tenha o cuidado de garantir que deixa o seu companheiro canino num espaço que tem todos os recursos para mantê-lo seguro e saudável. Verifique se existem veterinários disponíveis, em caso de emergência, e se o Hotel requer registo de saúde dos pets hospedados:

  • Cães portadores de microchip com registo atualizado.
  • Cães com vacinação completa e regularizada (raiva, virais e específica da tosse do canil).
  • Cães com desparasitação interna e externa regularizada, sendo que aconselhamos o uso de pipetas em vez das coleiras para evitar que nas brincadeiras, estas se danifiquem.

4. Familiarize o seu patudo

Para ter certeza de que o seu patudo vai ficar completamente confortável, realize uma visita prévia ao hotel e permita que ele interaja com os profissionais e animais do Hotel. Este passo é importante para que se adapte ao novo ambiente.

5. Mantenha o pet confortável

Quando chegar a data da estadia, tenha certeza de que leva tudo o que o seu patudo vai precisar: ração, brinquedos que ele mais gosta, a cama, cobertor, comedouro e bebedouro, assim como uma roupa sua, para que ele possa sentir o seu cheiro e naturalmente sentir-se mais seguro e confortável.

Petsitting, uma alternativa aos hotéis para cães

O Petsitting ou Dogsitting é uma alternativa confiável aos hotéis para cães.

A Petsitter é uma profissional cuidadora de animais, que durante a ausência dos tutores, exerce todos os cuidados necessários ao bem-estar e segurança do pet. 

dogsitting simples e completo

Em grande maioria é realizada uma ou mais visitas diárias para reposição de comida e a água, limpeza das necessidades dos animais no local, passeio higiénico ou dog walking, escovagem do pelo e mantimento das rotinas de tratamentos e medicações (caso o animal tenha previamente essa necessidade), a adicionar a isto tudo, é proporcionado ao animal atenção e muita brincadeira

Quais as vantagens?

  • O animal não sai do conforto do seu lar, do ambiente com o qual já é familiarizado evitando qualquer stress adicional que outros locais possam conferir
  • O preço da prestação de serviços de um petsitter é normalmente mais acessível;
  • Caso o tutor tenha plantas, a petsitter também pode regá-las durante o período de sua ausência;
  • A rotina dos animais é mantida;
  • O petsitter pode levar seu cão para passear, nalguns serviços isto representa um custo adicional
  • O atendimento é personalizado e individual;
  • A limpeza diária das necessidades do animal promove a higiene e o bem-estar
  • O atendimento pode ser realizado para vários tipos de animais, desde gatos e cachorros, até aves, peixes, hamsters, coelhos e outros;
  • O petsitter faz uma visita à sua casa na sua presença, o que é bom para conhecer e criar vínculo com os animais antes de seu período de ausência.

Quais as desvantagens?

  • Deve ser muito bem avaliado o “background” do profissional, já que o mesmo terá acesso à sua casa;
  • As visitas do profissional têm horários pré-determinados, não sendo possível que os animais sejam monitorizados o tempo todo;
  • Face à sua ausência é normal que o seu pet ressinta e não coma nos primeiros dias, coma menos ou apresente algum comportamento diferente do habitual.

Alguns serviços de petsitter oferecem a opção de estadia na própria casa, assemelhando-se a um hotel.

Seja qual for a sua escolha, tenha em conta sempre o bem-estar e segurança do seu animal de estimação