Evolução do papel do médico veterinário

Nos primórdios da civilização, o médico veterinário surgiu como “tratador de animais”, tendo como principal função o tratamento de animais de trabalho destacados para agricultura e para o exército.

Posteriormente, com o desenvolvimento populacional, para além das funções acima referidas, o veterinário começou a ter um papel fundamental na área da saúde pública, ou seja, prevenção da propagação de doenças, tanto entre os animais, como dos animais para as pessoas.

Até esta data, o veterinário foi tido como um profissional de saúde capaz de tratar qualquer animal, sendo portador de um vasto conhecimento e auxiliando as comunidades a manter os seus animais saudáveis – garantindo assim que estavam aptos para serem fonte de alimentação e fonte de trabalho.

O evoluir da sociedade fez com que a ideologia do conceito animal também evoluísse, deixando de ser um “objeto” e passando a ser um ser vivo, merecedor de estudo detalhado e compreensão acerca da sua fisiopatologia.

Assim, atualmente, tal como já se verifica na medicina humana, a ideia do veterinário como sendo alguém que pratica a medicina geral, capaz de tratar qualquer doença de qualquer animal está a ser abandonada e é gradualmente substituída pela especialização veterinária nas variadíssimas áreas que compõem esta ciência.

Áreas de atuação e funções do médico veterinário na sociedade atual

Está a visualizar todas as especialidades existentes na área de saúde humana? São igualmente essas as vertentes que um médico veterinário pode abarcar. 

Assim sendo, as principais áreas a que o médico veterinário se pode alocar são as seguintes:

  • Medicina clínica: esta é uma área que se dedica ao estudo da patologia e consequente tratamento animal e que se subdivide em três grupos:
  1. Clínica de animais de companhia (que se dedica maioritariamente ao cão e ao gato);
  2. Clínica de animais exóticos (área relativamente recente, que se dedica maioritariamente aos répteis, aves e roedores);
  3. Clínica de animais de grande porte (área responsável pelos bovinos, ovinos, suínos, caprinos e equinos).
  • Saúde pública: cujas funções passam pela prevenção de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos) e ajudam na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental.
  • Higiene e segurança alimentar: cujas funções estão relacionadas com todos os processos de produção  e acondicionamento alimentar, desde o “prado ao prato”.
  • Análises laboratoriais: área responsável pela realização de análises provenientes de um animal e interpretação dos seus resultados.

É fundamental referir que:

  • Estas áreas se interligam frequentemente e estão em constante evolução, crescimento e mudança;
  • Especificamente na área de medicina clínica, está a surgir a necessidade de especialização em determinadas áreas, tal como oftalmologia, cardiologia, ortopedia, neurologia e muitas outras, tal qual como na medicina humana. Desta forma é possível enriquecer, melhorar e personalizar cada vez mais os cuidados dados aos animais.

Assim, conclui-se que o médico veterinário já não é visto apenas como um tratador de animais, tendo um papel fundamental em áreas como saúde e bem-estar animal, qualidade e segurança alimentar, proteção ambiental e saúde pública.

Cão na clínica Veterinários Sobre Rodas

Formação de um veterinário

De acordo com a DGES (Direção Geral do Ensino Superior), a formação de veterinário passa pela realização de um Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, que compreende um mínimo de cinco anos de estudos teóricos e práticos a tempo inteiro numa universidade que contemple este curso.

Após finalizar o curso, o estudante recém formado deve inscrever-se na Ordem dos Médicos Veterinários para que possa exercer legalmente enquanto médico veterinário.

Especializações do veterinário

Após terminar o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, o recém formado estudante poderá lançar-se no mercado de trabalho propondo-se às funções e matérias leccionadas ao longo do curso. Tem ainda a possibilidade de se candidatar a um Doutoramento ou Pós-Graduação, a fim de aprofundar os seus conhecimentos numa determinada área veterinária.