Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Melanoma em animais

O que é o Melanoma em animais? 

O melanoma é uma neoplasia maligna que se origina nos melanócitos, células que produzem o pigmento da pele. Podem ocorrer em diversas partes do corpo, mas os locais mais comuns são: pele, cavidade oral e olhos. Como qualquer processo de carcinogénese, existem fatores de promoção: trauma crónico, exposição a agentes químicos, queimaduras, infeções, entre outros.

Estes fatores levam a instabilidade do DNA do hospedeiro, facilitando a transformação neoplásica. Nos patudos, a exposição solar (como acontece nos humanos) pode ser um fator importante na progressão do melanoma. São, por norma, neoplasias agressivas (principalmente se localizadas na cavidade oral ou dígitos) e devem ser controladas o mais cedo possível. 

Um melanocitoma é uma alteração benigna nos melanócitos. É também bastante comum, principalmente na pele. Deve ser sempre controlado, idealmente removido, pois poderá originar mais facilmente um melanoma. 

É mais comum em cães do que em gatos, afeta animais idosos entre os 7 a 14 anos de idade, de ambos os sexos. Nos gatos não existe predisposição racial. Nos cães, as raças mais predispostas são Labrador Retriever, Schnauzer, Cocker Spaniel entre outros. Podem, portanto, ter uma base genética. 

 

Sinais Clínicos do melanoma em animais

Consoante o local afetado os sinais clínicos vão ser diferentes. 

Olhos: 

  • Mudança de cor intraocular;
  • Massa intraocular; 
  • Espessamento da íris; 
  • Pupila irregular; 
  • Cegueira; 
  • Desconforto e dor ocular. 

 

Pele: 

  • Pigmentação anormal da pele; 
  • Úlceras nos locais de coloração alterada; 

 

Cavidade Oral: 

  • Massa tumoral – mole, friável, hemorrágica, com crescimento rápido e pigmentação variável; 
  • Sialorreia;
  • Disfagia;
  • Halitose. 

Alguns sinais que podem ser transversais, se ocorrer metastização, são: taquipneia, apatia, perda de peso, cansaço fácil, entre outros. 

No caso de um melanocitoma de pele os sinais já serão apenas localizados, caracterizados normalmente por uma lesão proeminente de coloração preta ou castanha, bem delimitada, recoberta de pele lisa e sem pelo.

melanoma em Cocker Spaniel

Como se diagnostica melanoma em animais?

Além do exame físico e anamnese, deve ser sempre efetuada uma citologia ou idealmente uma biópsia. Só assim é possível confirmar o diagnóstico ou descartar a presença de outra patologia. Outros exames complementares como análises sanguíneas, radiografias, ecografias, entre outros, podem ser requeridas. É necessário avaliar o estado físico do animal, descartar a presença de metástases e estadiar a doença.

No caso de melanoma ocular alguns exames ainda mais específicos podem ser necessários, neste caso o animal deve ser seguido por um especialista em oftalmologia. 

 

Tratamento do melanoma

Na maioria dos casos a remoção cirúrgica está indicada, ou a enucleação se o melanoma for ocular. Contudo, este tratamento ou a realização de quimioterapia vai depender da dimensão e local da lesão e da presença de metastização (estadiamento). Pode ser necessário associar diversas formas de tratamento para uma resolução mais eficaz. 

Nos melanocitomas o tratamento é sempre de remoção cirúrgica. 

 

Prevenção e Prognóstico do melanoma em animais?

Não existe uma forma de prevenção contra a doença. O ideal é que, assim que for detetada uma alteração, o animal ser observado e efetuado os exames clínicos necessários para confirmar ou descartar um possível melanoma. Sendo uma doença de evolução rápida, quanto mais cedo for detetado e tratado, maior é a probabilidade de sucesso. 

De forma geral, por ser uma neoplasia com elevada taxa de recidiva e metastização frequente, o melanoma tem sempre um prognóstico desfavorável. O prognóstico é razoável em melanomas detetados precocemente e sem metastização. Nos casos de diagnóstico mais tardio e de metastização o prognóstico é muito reservado. Nos melanocitomas o prognóstico é bom.

Reconhece estes sintomas?

Se notar alguma destas alterações ou simplesmente quer saber se está tudo bem, marque uma consulta connosco!

Marque uma consulta!

Artigos Relacionados

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!