A história da medicina veterinária remonta a 9000 anos antes de cristo, onde os pastores usavam técnicas medicinais rudimentares para tratar as suas ovelhas, cabras e até os cães que os ajudavam. No Egipto, 4000-3000 anos antes de cristo o tratamento dos animais tornou-se mais comum, mas ainda de uma forma muito pouco desenvolvida. Quatro textos hindus, datados de 1900 antes de cristo, foram descobertos, e os apontamentos considerados direcionados para medicina veterinária, apesar de embrionários. Arqueologistas, no ano de 1850 depois de cristo descobriram fragmentos de papiros referentes a um livro de medicina veterinária. Os textos descreviam doenças em pássaros, gado em geral, cães e peixes. Mas, a medicina ancestral era focada principalmente em cavalos, por estes serem economicamente importantes, pois eram usados como transporte, para agricultura e trocas.
 

Faculdade de medicina Veterinária

A primeira faculdade de medicina veterinária foi criada em Lyon, França, em 1760 por Claude Bourgelat. Apesar de haver provas de alguma “medicina animal” 9 mil anos antes de cristo, Claude é considerado o fundador da medicina veterinária. Desde então, a medicina humana e a medicina veterinária têm evoluído lado a lado. Porém, mesmo com o avançar da tecnologia, a aplicação em medicina veterinária começou muito mais tarde do que na medicina humana.

Em Portugal, a primeira faculdade de medicina veterinária é a de Lisboa, criada em 1830, seguida da Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro.

Faculdade Medicina Veterinaria

Importância do Médico Veterinário 

Mais consciência, segurança e exigência pela sociedade, tornou o médico veterinário essencial no dia a dia das pessoas.

Hoje em dia, a importância do medico veterinário na sociedade é muito elevada. O médico veterinário já não é visto apenas como o “tratador de doenças em animais”, sendo importante a sua presença noutras áreas. Saúde e bem-estar animal, qualidade e segurança alimentar, proteção ambiental são alguns ramos que vamos falar e demonstrar a sua importância e aplicação.

Onde trabalha o médico veterinário?

Se respondeu clínica veterinária, hospital veterinário, com gado, ou no jardim zoológico, desengane-se, há mais medicina veterinária do que o que possa imaginar:
 

  • Medicina Veterinária de Animais de Companhia – das áreas mais procuradas, e conhecidas, em medicina veterinária. É o profissional responsável por realizar cirurgias, prescrever medicação e tratar e prevenir doenças nos nossos patudos domésticos, cão e gato. Tal como em medicina humana, há veterinários que optam por se especializar: ortopedia, nutrição, dermatologia, comportamento animal são alguns exemplos.

Com a crescente necessidade de dar os melhores cuidados aos nossos patudos domésticos, e mantermos o nosso conforto e o deles, cada vez mais os tutores optam por fazer consultas em domicílio, e apenas deslocar o animal para um hospital/clinica se for estritamente necessário.

 

  • Medicina Veterinária de Animais Exóticos (domésticos) – idênticos em tudo aos médicos veterinários de animais de companhia, apenas com um leque diferente de pacientes - coelhos, porquinhos-da-índia, hamsters, iguanas, tartarugas, cobras, entre outros.
     
  • Medicina Veterinária de Animais de Grande Porte – o profissional responsável por realizar cirurgias, prescrever medicação e tratar e prevenir doenças em cavalos, vacas e gado em geral que não sejam para produção intensiva. A maioria das vezes deslocam-se onde o animal se encontra, mas pode ser necessário levar o animal para um hospital com as condições necessárias para o tratar.
     
  • Medicina Veterinária Desportiva – apesar da polémica no uso dos animais para competições desportivas, assegurar o seu bem-estar é de extrema importância. A grande maioria são cavalos, mas há também outros animais em competições.
     
  • Medicina Veterinária de Animais de Exploração – promover a saúde e bem-estar, alimentação adequada e controle de doenças, são algumas das tarefas deste profissional, em animais de exploração intensiva. A especialização é feita por norma tendo em conta a espécie: galinhas, coelhos, porcos, vacas, entre outros.
     
  • Matadouro – o profissional desta área tem o dever de assegurar ao bem-estar dos animais quando chegam ao matadouro, e posteriormente, fiscalização sanitária dos mesmo após o abate.
     
  • Laboratório de Analises Clínicas – responsável por analisar, utilizando diversas técnicas e aparelhos, fluidos ou tecidos de origem animal (sangue, urina, fezes, nódulos, tecidos, entre outros). Em tudo idêntico as analises clinicas em humanos, apenas com outros pacientes.
     
  • Higiene e Segurança alimentar – são os profissionais que asseguram o devido acondicionamento, manuseio e qualidade dos alimentos. Sejam em supermercados, durante o transporte e mesmo em restaurantes, são estes os profissionais que fiscalizam toda a higiene tanto do produto como dos objetos usados para a sua preparação/acondicionamento (frigoríficos, arcas, fornos, detergentes usados entre muitas outras normas).
     
  • Saúde Pública – são os profissionais que garantem a prevenção de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos, raiva por exemplo), e ajudam na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. Por norma trabalham juntamente com médicos de medicina humana e epidemiologistas.
     
  • Investigadores – profissionais que desenvolvem novos medicamentos, técnicas de preservação ambiental, auxiliam no desenvolvimento industrial e muito mais. Ao contrário do que se possa pensar, não são só os médicos de humana que procuram estudar e curar doenças de humanos, os médicos veterinários podem e ajudam de igual forma nestes processos.
Importância do médico veterinário

Outras funções dos Veterinários

A título de curiosidade seguem alguns exemplos de outras áreas da medicina veterinária: veterinários que trabalham com animais exóticos ou selvagens (seja no jardim zoológica ou no seu habitat natural, no caso de reservas em África por exemplo); veterinários que trabalham com peixes (sejam ornamentais, alimentares ou outros); peritos criminais e judiciais, professores de nível médio e superior, entre muitas outras tarefas.

Como já viu há muitas mais áreas na medicina veterinária do que aquelas usualmente referidas.