Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Obstruções Urinárias em gatos

O que são Obstruções Urinárias?

O trato urinário inferior é composto pela bexiga e uretra. Esta última estrutura tem a função de transportar a urina que se acumula na bexiga até ao exterior. Quando a uretra está obstruída (seja total ou parcialmente), esta eliminação de urina fica comprometida, e estamos então na presença de uma obstrução urinária.

Esta doença pode ter diversos fatores etiológicos como por exemplo: cálculos urinários (“pedras” na bexiga) que passando para a uretra a podem obstruir; acumulações de detritos como células e cristais que causa um bloqueio no fluxo de urina; ou uma inflamação da uretra que impede a livre circulação da urina.

Uma obstrução urinária parcial é uma situação em que o animal ainda tem algum fluxo de urina, embora limitada e com dificuldade, e muitas vezes “às pingas”. Já numa obstrução total não existe qualquer eliminação de urina, sendo que esta se acumula na bexiga sem ser excretada. É uma situação emergencial! Requer um tratamento rápido, em que é necessário algaliar o animal para extrair a urina que se encontra na bexiga. Caso isto não seja realizado, pode mesmo levar à morte do animal em 24 a 48 horas.

Esta patologia é mais comum em machos tendo em conta que estes têm uma uretra mais estreita e com maior comprimento. É seguro dizer que é mais comum em gatos do que em cães, pois o cão por norma tem obstruções urinárias devido a uma má alimentação, já nos gatos as causas são mais numerosas:

  • Stress – mudança de ambiente, mudança de rotina, introdução de novo animal, entre outros fatores que causem stress;
  • Dieta – as dietas de má qualidade alteram o pH da urina e a composição dos minerais, levando a produção de cálculos;
  • Processos inflamatórios – uma infeção urinária pode originar a formação de pus e sua acumulação impedindo a libertação da urina; 
  • Obesidade – os gatos mais sedentários usam menos a liteira e acumulam maior número de cristais na bexiga, promovendo mais facilmente a criação de cálculos;
  • Retenção de urina – qualquer gato que por qualquer razão urina com menos frequência, tem maior probabilidade de desenvolver cálculos na bexiga;
  • Problemas anatómicos – má formação anatómica ou presença de tumores.

Os sinais clínicos de uma obstrução urinária são em parte idênticos a uma infeção urinária, por isso é necessário realizar exames complementares que nos indiquem em que situação o animal se encontra.

Muitas vezes as duas patologias estão associadas, pois a acumulação de urina na bexiga propicia a multiplicação de bactérias; já a infeção urinária propicia a má eliminação de urina, que se acumula na bexiga, que por sua vez pode originar formação de cálculos e por consequência uma obstrução urinária. Em gatos, as obstruções urinárias muitas vezes estão associadas a stress e inflamação das paredes da bexiga (cistite), sendo que não existe infeção concomitante.

Chihuahua com obstrução urinária

Sinais Clínicos de Obstruções Urinárias

Alguns sinais clínicos que o seu animal pode apresentar são:

  • Sangue na urina;
  • Dor ao urinar, por vezes com vocalização;
  • Dificuldade a urinar (urina “às pingas”) ou não urina de todo;
  • Urina mais vezes que o normal;
  • Urinar em sítios que não são comuns, e no caso dos gatos, urinar fora da liteira ou vai muitas vezes a caixa de areia e não urina nada;
  •  Lambedura excessiva do órgão genital;
  • Vómitos;
  • Prostração.

 

Diagnóstico de Obstruções Urinárias

O diagnóstico é feito através de anamnese, exame físico e de ecografia abdominal ou radiografia, sendo que é possível ver a acumulação de urina na bexiga, e se a causa for cálculos urinários também é possível serem observados (se forem grandes o suficiente). Muito provavelmente o médico-veterinário responsável pedirá análise da urina e análises sanguíneas.

 

Tratamento de Obstruções Urinárias

A maioria dos casos requer internamento com administração de fluidoterapia, terapia de suporte (antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos) e algaliação para lavagem da bexiga. O tratamento mais específico depende da causa: 

  • Cálculos urinários - será necessário administrar medicação para dissolver os cálculos, porém se o cálculo for muito grande pode ser necessário realizar uma cirurgia para remoção do mesmo. Neste caso o cálculo deve ser mandado para análise. Em alguns casos em que os cálculos são pequenos, a algaliação apenas já resolve o problema de obstrução sendo sempre necessário mandar uma amostra dos cálculos para análise. Depois do resultado do tipo de cálculo presente será necessário alterar a ração para uma específica para o caso em questão;
  • Neoplasia – remoção cirurgia da massa;
  • Coágulo – é administrada medicação que ajude na sua dissolução.

 

Prevenção de Obstruções Urinárias

A melhor forma de prevenir esta patologia é garantir uma ração de qualidade e controlar a quantidade de líquidos ingerida. Se o patudo não ingere água suficiente deve ser encontrada uma forma de o incentivar para tal, por exemplo o uso de fontes no caso dos gatos.

Administração de ração húmida para aumentar o volume de água ingerido. Impedir que o seu animal tenha de reter a urina muito tempo dando mais passeios na rua ou limpando mais vezes a liteira. Nos gatos em específico, diminuir todos os fatores de stress.

Dúvidas?

Quer prevenir uma possível obstrução e não sabe ainda bem como o fazer? Contate-nos! Vamos até ao conforto de sua casa ver o seu fiel amigo!

Marque uma consulta!

Artigos Relacionados

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!