Se der um passeio pelo corredor de comida para felinos pode ficar com a impressão errada dos gatos. A maioria dos alimentos para gatos que atualmente se encontram nas prateleiras apresentam uma mistura de vegetais, frutas e carne, numa tentativa de fornecer aos gatos "tudo" de que necessitam numa única refeição. Pode até encontrar alguns grãos e arroz misturados. Contudo, não quer dizer que seja o que o seu gato precisa.
Poderá questionar-se se os gatos são omnívoros. A resposta a essa pergunta é simples: não são. Os gatos são carnívoros. Ao contrário de outros carnívoros que podem viver de frutas e vegetais, os gatos precisam de carne para serem saudáveis. Isto significa que têm de consumir outros animais para sobreviver.
Uma dieta para gatos requer especial cuidado e atenção se pretendermos que os nossos companheiros felinos tenham vidas mais longas e saudáveis. A nutrição saudável atua como um medicamento preventivo.
É normal questionar-se se o seu companheiro felino é carnívoro, porque têm vegetais os alimentos para gatos? Pode haver várias razões para este fator, mas a mais amplamente aceite é o custo. É mais barato adicionar plantas e recheios à comida para gatos em vez de proteínas simples e pura.
Algumas empresas de alimentos, afirmam que esta introdução é um auxílio a uma dieta equilibrada. Os gatos não conseguem obter todos os nutrientes de que necessitam das plantas. Têm uma elevada necessidade de taurina, que se encontra principalmente na carne. Também lhes falta a enzima necessária para dividir o caroteno, obtido das plantas, em vitamina A. Em vez disso, obtêm vitamina A do fígado da sua presa.
Felizmente, a comida húmida para gatos apresenta mais fontes de proteínas.
Existem diferentes dietas, todas elas se focam na concretização de uma alimentação saudável para gatos, mas pode ser difícil determinar qual é a melhor para seu felino.
Fazer sua própria comida de gato é um processo difícil e demorado, pois a receita pode não conter as quantidades e proporções certas de nutrientes para seu gato. É recomendado que o tutor tente efetuar uma escolha de alimentos comerciais nutricionalmente equilibrados, a menos que um veterinário recomende uma receita formulada em casa para fins médicos.
Ao escolher a comida do seu gato, considere ler a lista de ingredientes, assim como acontece com os alimentos humanos, os itens são listados em ordem decrescente de peso proporcional. Procure alimentos em que a carne, seus derivados ou frutos do mar estejam listados entre os primeiros ingredientes, uma vez que é um indicador de que o alimento provavelmente contém ingredientes de origem animal suficientes para fornecer aminoácidos essenciais e ácidos gordos.
Dúvidas?
Ainda tem dúvidas sobre a alimentação do seu gato? Entre em contacto connosco!
Contacte-nos!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!