O Cão de Pastor Alemão tem origem tal como o nome indica na Alemanha. É um cão de pastor e é sobretudo um cão bastante versátil. Conhecido pela sua inteligência, coragem, vigor e personalidade tornou-se uma das raças mais apreciados no mundo inteiro. 

Nesta entrevista/artigo, junto do criador de cachorros de Pastor Alemão, Diogo Campos, conseguimos tirar algumas dúvidas e algumas curiosidades em relação à raça !

  • Sabia que é a raça mais popular do mundo e por conseguinte a raça que trás mais cachorros ao mundo todos os anos?
     
  • Sabia que existe um clube Alemão que manteve o Pastor Alemão com um controlo genético durante as ultimas décadas e que não permitiu o descontrolo da raça? 
     
  • Sabia que se controlam gerações e gerações de displasia da anca e displasia do cotovelo no Pastor Alemão?


Pois é, o proprietário do Canil Domus Didacus, e melhor criador de Pastor Alemão de Portugal em 2016, 2017, 2018 e 2019 conta-nos tudo ! 

 

Porque criador de Pastores Alemães ? 

A verdadeira paixão pelo Pastor Alemão, começou com o meu pai. O Pastor Alemão já tinha existido no seio da família, e portanto quando se tocava no tópico criava em mim sempre bastante interesse. A partir dai comecei a investigar um pouco e decidi ir a Alemanha. Não querendo ser muito radical, sempre pensei que todos os meus acasalamentos teriam e terão que ser feitos com machos de alta exigência em termos de qualidade e carácter os tão aclamados “VAs” na Alemanha, ou sempre com os primeiros “Vs” e melhores jovens Alemães, que infelizmente não se encontram em Portugal.
Não queria ser mais "um" a ter dois cães e “voilá” !  Mais do mesmo? Não! Queria fazer algo novo, trazer boas cadelas e conseguir acasalamentos de excelência. Crio apenas com cães de pastor alemão que tenham provas de trabalho pois entendo que as minhas fêmeas têm que o conseguir/merecer para criarem sob o meu canil. 
Todos os meus cães são submetidos a testes de DNA, e a exames de displasia tanto dos cotovelos como da anca, regularmente!

Infelizmente ainda se encontram exemplares a reproduzir em Portugal que não são obrigados a submeterem-se ao exame de displasia; mas fujo a essa regra e realizo-os, pois julgo não ser correto criar sem saber se os progenitores tem ou não displasia.
Não faz sentido estar a transmitir a doença a gerações futuras, que farão parte da continuação da raça.

Cachorro Pastor Alemão

Como é o comportamento de um Pastor Alemão ?

O Pastor Alemão tem um caracter e um temperamento excelentes: é inteligente, possui uma personalidade vigorosa, irradia força, é um bom vigilante e defendo o dono e os seus haveres com toda a coragem. No desempenho das suas tarefas demonstra segurança, um temperamento equilibrado e grande amor pelas crianças. Num ambiente correto, é um cão fácil de educar e controlar. Cumpre os deveres com prazer e pode ser utilizado como cão de trabalho ou companhia. Os Pastores Alemães salvam todos os anos centenas de vitimas de avalanches e tremores de terra e ajudam a policia na detecção de estupefacientes, explosivos ou corpos escondidos. São guias de cegos, auxiliam deficientes e trabalham ainda como cães de guarda. 
 

Cuidados com o Pastor Alemão ?

É aconselhável habituar o cachorro aos cuidados de higiene, como, por exemplo, escovar o pelo, controlar a saúde dos dentes e limpar os ouvidos, o mais cedo possível, mesmo que estes nao tenham a mesma importância do que com um cao adulto. Habituar o cachorro a ser colocado em cima de uma mesa, a manter-se quieto e a deitar-se tornam-se assim actividades naturais que aprenderá desde a infância, levando a que mais tarde o animal aprecies estes momentos e não se subemete a eles contra vontade. Ao cuidar do seu pastor alemão o contacto entre ambos revela-se uma boa oportunidade para prestar atenção a possíveis sintomas de doença. As alterações de comportamento são as primeiras indicações de uma possível doença. 

Cachorro Pastor Alemão

Ao procurar um criador de cachorros Pastor Alemão, tal como mencionado acima deverá sempre ter vários factores em conta. A aquisição de um cachorro Pastor Alemão junto do PACP (ver abaixo) trás-lhe desde já algumas garantias.
As aptidões naturais do Pastor Alemão só sobressaem se se tiverem observado alguns princípios básicos na criação, educação e forma de criar o animal. Estes cães necessitam de uma ocupação permanente, pois a sua inteligência e gosto pelo trabalho exigem algo em que possam aplicar estas qualidades. Os Pastores Alemães desocupados constituem frequentemente um problema para o tutor e o ambiente que o rodeia.

Canil de Pastor Alemão

A escolha de um cachorro Pastor Alemão

A idade ideal para ir buscar o cachorro é entre as 8 e as 10 semanas, pois nesta fase quase não existem problemas de adaptação e poderá iniciar a educação do animal durante a fase de socialização, o que traz muitas vantagens. Um bom criador reconhecerá com agrado o seu interesse e ajudá-lo-á, certamente na escolha do cachorro dando-lhe, indiicações sobre qual o animal que melhor se adapta às suas condições. Quanto ao estado de saúde do animal, é conveniente que seja observado por um veterinário mas deverá apresentar as seguintes condições:

  1. Um cachorro saudável mostra-se vivo e brincalhão;
  2. Está bem alimentado;
  3. Aproxima-se de si com curiosidade e sem mostrar medo;
  4.  O pelo apresenta-se brilhante e limpo. 


Pastor Alemão Macho ou Fêmea?

Escolher um macho ou fêmea depende basicamente das suas preferências. Um macho é tão fiel como uma fêmea. O macho tem um aspecto mais imponente do que a cadela, mas mostra maior tendência para guerras com outros machos. Quando passeia, marca o seu território com maior frequência, e quando a titulo de exemplo sente o rasto de uma cadela em cio, não vai querer perder a oportunidade. A fêmea por sua vez tem um cio duas vezes por ano, o que significa que terá, de cada vez uma menstruação de 20 dias. Durante este período, a cadela apresenta-se por vezes mais inquieta do que o habitual. 

 

Pastor Alemão Preto 

O Pastor Alemão preto é bastante famoso e cada vez arrecada mais fâs. O preto é uma cor aceite no estalão da raça. 


Pastor Alemão Branco

O Pastor Alemão branco não é permitido na raça. É considerado um defeito eliminatório. Ainda assim podem ser permitidas pequenas manchas brancas no peito das restantes cores. Não se deve confundir a raça com o pastor branco suiço. 

Pastor Alemão Preto

O que é o Pastor Alemão Clube de Portugal

O Pastor Alemão Clube de Portugal (PACP) é o clube que tem como objetivos a defesa e promoção da raça do Cão de Pastor Alemão nas suas vertentes morfológicas e de trabalho, garantindo que todos os exemplares dos criadores e proprietários, por si reconhecidos, estão de acordo com caraterísticas físicas e de caráter da raça. 

O Pastor Alemão Clube de Portugal o único clube em Portugal que representa a raça do Cão de Pastor Alemão sob o abrigo das regras WUSV. 

A WUSV é  a entidade que supervisiona mundialmente os clubes de raça do Cão de pastor alemão. 

Assim recomendamos que aquando da aquisição ou procura de um cachorro pastor alemão , procure um criador  dentro do PACP. Só desta forma poderá ser garantido que um cachorro é criado num ambiente segundo as normas alemãs, mantendo as regras da SV (Clube de Cão de Pastor Alemão na Alemanha) e WUSV. Estes clubes têm exigências mínimas que garantem aos futuros tutores, um controlo superior aquando da aquisição de um cachorro Pastor Alemão.
 

Quanto custa um cachorro de Pastor Alemão ?

O preço de um cachorro de cão de pastor alemão poderá variar de criador para criador, como também variar consoante a qualidade dos progenitores utilizados, ou mesmo dos cuidados prestados aos cachorros e mãe da ninhada.

Na maior parte dos casos, a discrepância do preço de um cachorro faz-se notar sobretudo se o acasalamento tiver sido realizado em Portugal, com um macho local ou na Alemanha, com os melhores Pastores Alemães da atualidade. 

Cachorros Pastor Alemão

Canil de Pastor Alemão

Como já mencionado acima, proprietário do Canil Domus Didacus, Diogo, refere que deverá aquando da procura de um canil para aquisição de uma cachorro pastor alemão , procurar um criador que registe os seus cachorros no Clube Português de Canicultura, e que seja membro do PACP (Pastor Alemão Clube de Portugal). O canil deverá ser mantido em boas condições higiénicas e os animais deverão gozar de boa saúde. O criador deverá ter uma boa relação com os seus cães, não mostrando qualquer sentimento de medo na sua presença. Os cachorros deverão ter bastante contacto com pessoas, o que lhes possibilita desenvolver a confiança nos seres humanos e habituarem-se às visitas e aos ruidos do dia-a-dia. É factor relevante o criador mostrar interesse em que condições ficarão os seus cachorros no futuro. 

Em caso de interesse poderá contactar o nosso veterinário Diogo Sá Campos, responsável e criador do Canil Domus Didacus através do seu site: www.domus-didacus.com

Criador de Pastor Alemão desde 2009, iniciou a sua criação sempre baseada na Alemanha. Durante este período obteve com as suas fêmeas Winnie von Arminius e Jil von Arminius duas linhas de sangue que são hoje a base do seu canil, vários títulos a nível internacional (Brasil, México, Canada, USA, Peru, Mongólia, Tailândia entre outros), e mais recentemente dedicou-se ás exposições nacionais nas quais obteve o titulo de melhor criador de Portugal de 2016 a 2019.

Pastor Alemão ninhada