Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Pênfigos Foliáceo

O que é?

Pênfigos é uma doença de pele autoimune (doença em que o corpo se ataca a ele próprio), ou seja, o corpo produz anticorpos contra componentes da pele do próprio animal. Sendo que algumas camadas da pele são destruídas, origina-se um espaço que é muitas vezes preenchido por líquidos e há consequentemente formação de bolhas.

Estas bolhas são um sinal clínico característico desta doença (Pênfigo, do grego pemphix, bolha na pele). A classificação da doença depende da localização das lesões, da profundidade das lesões, e das proteínas que o corpo está a destruir.

O pênfigos pode ter três apresentações clínicas:

  • Pênfigo Foliáceo: a forma mais comum. Caracteriza-se pela presença de bolhas na zona da face, axila, região inguinal, tronco e pavilhão auricular. Raças como Akita, Chow Chow, Dobermann são mais afetadas, não havendo predisposição sexual, e manifesta-se principalmente nos primeiros 5 anos de vida.
  • Pênfigo Eritematoso: forma atípica do pênfigo foliáceo, contudo as camadas mais profundas da pele também são afetadas. A região da face, pré-esternal e média dorsal são as mais acometidas.
  • Pênfigo Vulgar: é a forma mais agressiva e potencialmente fatal. Afeta mucosas, pele e trato genitais. Não tem predisposição sexual, tem maior incidência em animais de meia-idade, e as raças mais predispostas são Akitas, Poodles, Cockers e Pastores Alemães.

A causa desta patologia não é bem conhecida, sendo muitas vezes considerada de origem idiopática. Contudo, existem fatores externos que podem originar a doença como, agentes infecciosos, ambientais, medicamentos e outras doenças de pele crónicas. É de ressaltar que há raças que são geneticamente suscetíveis à doença. Animais de qualquer sexo e idade podem ser afetados, embora cães até 5 anos são mais predispostos.

 

Sinais Clínicos

Além das características bolhas cutâneas, as seguintes manifestações clínicas também podem surgir:

  • Úlceras de pele;
  • Crostas;
  • nfeção secundária;
  • Alopecia;
  • Dor;
  • Prurido;
  • Edema;
  • Hipertermia.

Reconhece estes sintomas?

Não espere mais, agende uma consulta connosco!

Marque uma consulta!

Diagnóstico 

O diagnóstico baseia-se na história clínica, sinais clínicos e exames complementares. A citologia cutânea por aposição é uma das formas de direcionar o diagnóstico, e descartar outras patologias. Porém, a biópsia de pele é o exame complementar que nos confirma o diagnóstico. Exames sanguíneos devem ser realizados para perceber a extensão do problema e o estado físico do animal.

 

Tratamento

A doença do complexo pênfigo não tem um tratamento definitivo. Todo o tratamento implementado tem como objetivo minimizar ou inibir os sinais clínicos. São usados medicamentos imunossupressores para impedir que o sistema imunológico ataque as células da pele. Existem várias opções no mercado, sendo os corticosteroides a primeira abordagem.

Pode ser necessário associar vários fármacos. O uso de antibióticos está indicado quando estamos na presença de uma infeção secundária, tal como o uso de antifúngicos quando temos infeção por fungos. Os banhos com champôs antibacterianos e calmantes também podem ajudar a melhorar os sinais clínicos.

 

Prognóstico

O prognóstico desta doença varia consoante o tipo de pênfigo que está presente, a extensão das lesões e a resposta ao tratamento. O animal deve ser controlado pelo médico-veterinário de uma forma criteriosa. A prevenção é obtida pela não reprodução dos animais que padeçam desta enfermidade. Evitar a exposição solar dos animais que estão diagnosticados ajuda a manter a pele mais íntegra e saudável.

Artigos Relacionados

14 Agosto 2020 Doenças Sarna em cães

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!