A pulga é um tipo de inseto sugador de sangue, sem asas, que afeta tanto mamíferos como aves. Estão entre os parasitas externos mais frequentes em cães e gatos, sendo responsáveis não só por quadros de alergia (dermatite alérgica à picada da pulga; DAPP) como também pela transmissão de agentes patogénicos (parasita Dipylidium caninum, por exemplo). As infestações por pulgas podem ser muito difíceis de eliminar, levando muitas das vezes os tutores dos animais ao desespero. Em casos extremos pode ser necessário efetuar um vazio sanitário para aplicação ambiental de inseticida para pulgas ou antipulgas tóxicos para os animais e para os humanos. Evite problemas maiores, contacte os Veterinários Sobre Rodas para saber como eliminar pulgas e qual o protocolo de desparasitação mais apropriado para manter o seu animal bem longe destes ectoparasitas.

 

As Pulgas existem durante todo o ano?

Sim, as pulgas existem durante todo o ano. No entanto, a prevalência destes parasitas no ambiente tende a ser consideravelmente superior durante as estações quentes. 

 

Será que o meu animal têm pulgas?

As pulgas são parasitas de pequenas dimensões (0,8 a 8 mm de comprimento), de cor acastanhada e extremamente móveis. Estes atributos dificultam a sua identificação, principalmente em animais com pelagens compridas e escuras, e em casos de infestações ligeiras. No entanto, há indicadores que sugerem que o seu animal pode estar parasitado por estes parasitas, nomeadamente:

- Presença de pequenos pontos escuros na pelagem, que correspondem às fezes e sangue excretado pelos estados adultos

- Coçar-se frequentemente

- Desenvolvimento de dermatite e perda de pelo, especialmente na região da garupa (acima da base da cauda)

como-matar-pulgas-do-meu-cao

Como é o ciclo de transmissão das pulgas?

O ciclo de vida das pulgas ocorre exclusivamente em meio terrestre e compreende quatro estados evolutivos distintos: ovo, larva, pupa e adulto. Em condições ambientais favoráveis o desenvolvimento desde o ovo até o estado adulto pode ocorrer em apenas 14 dias. Os adultos vivem maioritariamente sobre o corpo dos hospedeiros, como é o caso dos cães e dos gatos, e representam apenas 5% da população total das pulgas. Os demais estados podem estar no exterior ou dentro das nossas casas em tapetas, madeiras, sofás, roupa da cama, etc. 

No ambiente, os ovos eclodem para larvas e estas desenvolvem-se em pupas. Quando os animais passam perto destas, estimulam as pulgas adultas a emergir e “pular” para cima dos mesmos. Estes ectoparasitas podem permanecer vivos por mais de 10 meses, dando origem a milhares de novas pulgas.

Ctenocephalides felis, vulgarmente conhecida por pulga de gato, é a espécie mais frequentemente encontrada em cães e gatos.

 

Como eliminar pulgas da minha casa? 

Como matar pulgascomo eliminar pulgascomo acabar com pulgas, são perguntas que os tutores de animais de companhia colocam muito frequentemente aos Veterinários Sobre Rodas. A resposta não é linear, pois cada caso é um caso. Importa avaliar bem o ambiente para se poder determinar quais os pontos estratégicos que devemos dar maior importancia (tapetes, por exemplo). De uma forma geral, para uma correta eliminação das pulgas de sua casa é necessário tratar o ambiente com veneno para pulga, aspirar a casa eliminando o saco do aspirador seguidamente, lavar camas dos animais a altas temperaturas e tratar corretamente o seu animal com um remédio para pulga adequado.

Como matar pulgas do meu cão? 

Existem uma série de compostos químicos destinados a combater infestações por pulgas em cães, desde comprimidos, como é o caso do Bravecto® a spray antipulgas como é o caso do Frontline®, uma das escolhas mais seguras para cachorros. Importa salientar que mais importante que um inseticida é proteger o seu cão com um repelente (coleira Scalibor® e coleira Seresto®, por exemplo). Os repelentes mantêm os ectoparasitas longe do seu animal, evitando situações de alergia e de transmissão de agentes infeciosos. Contacte os Veterinários Sobre Rodas ao domicílio para saber qual o protocolo de desparasitação mais apropriado para o seu cão.

Como eliminar pulgas do meu gato?

O Bravecto® é um dos inseticidas de eleição para eliminar pulgas em gatos. No entanto, tal como mencionado anteriormente para os cães, o uso de inseticidas não dispensa o uso de repelentes, em especial em gatos com acesso ao exterior. Mas atenção, muitos dos repelentes usados em cães (Advantix®, por exemplo) são altamente tóxicos para os gatos, podendo mesmo levar à morte. Aconselhe-se com os Veterinários Sobre Rodas sobre qual o protocolo de desparasitação mais apropriado para o seu gato.

Como eliminar pulgas