Cães para adotar ou cães para adoção surgem no topo da lista das perguntas que mais frequentemente são colocadas aos Veterinários Sobre Rodas. Muitas vezes impulsionada pelos membros mais novos da família, a decisão de adotar um cão deve ser muito bem ponderada. Antes de se precipitar, certifique-se que a sua família está realmente preparada para receber e mudar a vida de um animal. Conte com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao Domicílio para saber tudo sobre o processo de adoção de cães. Sabia que apadrinhamos esta causa? Contacte-nos para saber todas as vantagens.

 

O que considerar antes de adotar um cão?

Os cães estão entre os animais para adoção mais procurados pelas famílias portuguesas. Adotar um cão adulto ou um cachorro é sinónimo de um enorme desafio, mas acredite, vai adorar a experiência!

Contudo, antes de levar um animal de estimação para casa, precisa de se certificar que está realmente pronto. É importante ter em mente que a adoção de um cão exige um enorme compromisso de tempo, dinheiro e energia.

Cães para adoção

Adotar um cachorro

Os cachorros para adoção normalmente são os que despertam mais interesse. Mas atenção, no caso particular dos cachorros é necessário ter em consideração o custo da vacinação, castração/esterilização, treino e socialização, para além da aquisição de diferentes tipos de brinquedos que têm como objetivo auxiliar algumas fases da vida, como é o caso da erupção e muda da dentição decídua, onde os pequenotes apresentam especial interesse por roer objetos.

Importa salientar, que os cães para adotar de tenra idade ainda não apresentam um sistema imunológico completamente desenvolvido, estando assim mais predispostos ao desenvolvimento de doenças infeciosas, como é o caso da parvovirose.

Os “cocos e os xixis” em locais indesejados, também são muito frequentes numa fase inicial. E não, não devemos punir o pequenote nessa fase quando ele efetua as suas necessidades fora do local pretendido. Tal como nos bebés, trata-se de um processo de aprendizagem gradual, que requer tempo e tolerância, devendo ser sempre baseado no reforço positivo. Se o seu cão faz as necessidades fora do local desejado, contacte-nos. Os Veterinários Sobre Rodas contam com Médicos-Veterinários diferenciados na área do comportamento animal.

Adotar um cão adulto

Aquando da adoção, por norma, os cães adultos têm o protocolo vacinal “clássico” em dia e já se encontram castrados/esterilizados. São animais que tendem a entender os comandos básicos podendo mesmo já ter algum tipo de treino comportamental realizado.

Os cães adultos necessitam de exercício e requerem brincadeiras que os estimulem mentalmente. 

 

Adotar um cão sénior

Os cães seniores são normalmente os cães para adoção menos procurados. Contudo, tendem a ser animais mais pacíficos e a estar mais habituados a conviver com os humanos, a quem se apegam com enorme facilidade. São ótimos companheiros e a escolha ideal para quem pretende um animal amoroso e um com nível de energia “fácil de gerir”.

Importa salientar que, tal como nos humanos, os animais mais idosos tendem a desenvolver com maior frequência doenças crónicas, como é o caso dos problemas osteoarticulares, necessitando de um acompanhamento médico-veterinário mais regular.

Cães para adoptar

Onde adotar um cão?

Existem inúmeras associações com animais para adoção. Contudo, há locais fantásticos e outros que deixam muito a desejar... sugerimos que visite diferentes abrigos, fale com os médicos-veterinários e/ou tratadores locais. A título de exemplo, destacamos dois locais de excelência onde encontrará, seguramente, um companheiro para a vida, a Casa dos Animais de Lisboa, em Lisboa, e o Cantinho da Milu, em Setúbal. 

 

Adotar ou comprar um cão?

Adotar um cão é sinónimo de salvar uma vida. No entanto, não devemos julgar quem opte por comprar um cão. A decisão de compra é muitas vezes motivada pelo gosto em determinadas características que geneticamente são intrínsecas a certas raças. Exemplo disso é a raça Border Collie pelas suas aptidões com os rebanhos.

 

Conheça as vantagens e desvantagens de adotar um cão 

Tal como dito anteriormente, a maior vantagem de adotar um cão é a de lhe salvar a vida, proporcionando-lhe um lar e uma família. Além do mais, muitos destes animais já têm níveis de treino básico, estando habituados a conviver com os humanos e a cumprir algumas regras básicas.

Os cães para adotar são frequentemente de raça indeterminada, sendo curiosamente mais resistentes a infeções que muitos cães de raça pura.

Procure sempre adotar um animal num abrigo de excelência, como um dos anteriormente referidos. A única “desvantagem” da adoção de cães, prende-se com isso mesmo. Ao adotar um animal de um local onde a higiene e o bem-estar não impera, poderá significar adotar um animal doente e/ou com problemas comportamentais.

 

Conheça as vantagens e desvantagens de comprar um cão

Comprar um cão, para além dos custos, não é sinonimo de “adquirir” um animal saudável, antes pelo contrário. Muitos dos animais de raça são vendidos a baixo custo; condição alcançavel pelo défice nos cuidados de saúde e de nutrição básicos, e que pode ter consequências futuras graves e refletir-se numa experiência traumática para o novo tutor.

Caso deseje adquirir um cão de uma determinada raça, aconselhamos sempre a que o faça junto de um criador com provas dadas. O que queremos dizer, é que se certifique de que se trata de um criador sério, que crie por prazer, e que seleciona os melhores exemplares para cruzamento (animais sem historial de displasia da anca, por exemplo). Confirme que os animais são devidamente acompanhados por um Médico Veterinário, que estão em instalações confortáveis e devidamente higienizadas, e que são nutridos com os melhores alimentos.