As reações anafiláticas são reações agudas e rápidas do sistema imunitário contra um agente. Esta reação exagerada das células de defesa pode ser provocada por alimentos, insetos, vacinas, medicamentos, outros compostos químicos, e outros estímulos ambientais.
A anafilaxia pode ocorrer em minutos ou horas após contato com o agente. Pode também, ter um curso bifásico, o que significa que mesmo após o tratamento inicial ser bem-sucedido, 6 a 12 horas após o mesmo, o animal pode voltar a demonstrar alterações físicas (mais ou menos graves que as anteriores). É então recomendável que todos os animais que sofram uma reação anafilática, seja leve ou severa, fiquem sempre 24 horas sob observação em ambiente hospitalar.
As manifestações clínicas são diversas, e algumas podem mesmo levar à morte do animal se não forem controladas a tempo. Qualquer animal pode ser afetado por esta patologia, não havendo distinção entre sexo, raça ou espécie, contudo não é transmissível entre animais.
Diversos são os sinais clínicos possíveis de serem observados:
Como é uma situação emergencial, e a execução de exames complementares algo morosa, o diagnóstico é feito através da história clínica e exame físico.
O tratamento imediato é feito a base de anti-histamínicos e anti inflamatórios, e em casos mais graves deve ser adicionada fluidoterapia ou até oxigenoterapia. Outros tratamentos podem ser necessários dependendo das manifestações presentes.
O objetivo é diminuir a reação severa do sistema imunitário, controlar os sinais clínicos mais graves e prevenir que voltem a ocorrer. O animal deve ficar sob observação no mínimo 24 horas.
O prognóstico depende da rapidez que é instituído o tratamento, e em que estado chega o animal ao veterinário. Casos mais severos têm prognóstico mais reservado, contudo, se o animal reagir bem ao tratamento o prognóstico é bom.
Quando não sabemos que o nosso animal é hipersensível a algum agente, não existe uma forma de prevenir uma reação anafilática. Para saber a qual agente o seu patudo está a fazer reação é possível fazer alguns exames de sangue. Por norma são testados os agentes alimentares e ambientais mais comuns (note que não é possível testar tudo o que existe).
Pode ser efetuado um plano de dessensibilização (imunoterapia), com a finalidade de diminuir ou eliminar a reação ao agente problemático. Caso não seja possível realizar estes testes e/ou a imunoterapia, a melhor forma de prevenir uma anafilaxia é impedir o contato do animal com o agente causador da hipersensibilidade.
Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!