Os registos de cães na junta de freguesia têm mesmo os dias contados. A partir do final do mês de Outubro de 2019 deixará de ter este custo, evitando ter que se deslocar à sua junta de freguesia com a finalidade de registar o seu cão. 

Assim a nova lei determina que aquando do registo de microchip (na nova base de dados nacional) através do seu veterinário, toda a informação ficará alojada no SIAC (explicamos o que é o SIAC abaixo).

No caso do seu cão já ter microchip administrado por um veterinário e um registo SIRA ou SICAFE, este passará automáticamente para o novo sistema SIAC.

Questionamo-nos se será esta uma forma de ajudar os tutores a baixar os custos com os animais de estimação, sendo esta também uma medida que poderá ajudar a evitar o abandono de cães.

Fim do registo de cães na junta de freguesia

Cães de Raça Perigosa e Cães Potencialmente Perigosos

Os cães de raça perigosa e cães potencialmente perigosos estão na lista das exepções. Relativamente aos cães de caça existem, no entanto algumas duvidas e a situação será esclarecida brevemente. 

 

O que é o SIAC?

O SIAC é o novo sistema de informação de animais de companhia, que reunirá a base de dados do SIRA e do SICAFE , numa só base de dados. 

Tanto o SIRA como SICAFE eram duas bases de dados conhecidas pelos detentores de animais de estimação pois era ali que se alojava o registo dos microchips dos mesmos. 

No entanto o facto do SICAFE ser gerido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), dificultava a pesquisa de animais pela parte dos médicos veterinários como o SIRA por ser gerido pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV), dificultava a pesquisa a algumas instituições.

Assim teremos apenas uma única base de dados, onde se reunirão todos os registos de animais de companhia com a finalidade de permitir a procura de animais perdidos com maior eficiência, como também dificultar o abandono. 

O SIAC têm também como objectivo permitir aos Médicos Veterinários a prestação de serviços mais eficientes e com mais qualidade aos donos dos animais de companhia.