Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas
Sarna em cães

A sarna é uma doença de pele causada por ácaros (parasitas de pequenas dimensões, intimamente relacionados com as carraças) e que pode afetar diferentes tipos de animais de estimação, incluindo os cães.

De forma genérica existem dois tipos de sarna em cães, a sarna sarcóptica e a sarna demódecica, sendo a primeira considerada uma doença zoonótica, ou seja, transmissível aos humanos.

Quer saber mais sobre sarna em cães? Conte com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao domicílio.

 

Sarna sarcóptica - o que é?

A sarna sarcóptica ou escabiose (nome vulgarmente usado em medicina humana) é uma doença parasitária provocada por ácaros da espécie Sarcoptes scabiei. São parasitas microscópicos que escavam galerias e proliferam nas camadas superiores da pela (epiderme).

A sarna sarcóptica é uma doença cosmopolita, zoonótica, não sazonal e altamente contagiosa. A infeção pode surgir através do contato com objetos ou pelos contaminados. Porém, na grande maioria dos casos, esta ocorre pelo contato direto com o animal infetado.

 

Sinais Clínicos de sarna sarcóptica

As primeiras manifestações clínicas visíveis são pequenas pústulas, prurido (comichão) intenso e vermelhidão da pele. Seguidamente estas evoluem para um quadro descamativo, com perda significativa de pelo.

A apresentação de escoriações (perda da camada superficial da pele) ocorre devido ao auto-traumatismo desencadeado pela intensificação do prurido. Se o seu animal apresenta algum destes sinais, entre em contacto com os Veterinários Sobre Rodas ao domicílio

 

Como diagnosticar sarna sarcóptica

O diagnóstico de sarna sarcóptica é baseado primeiramente na história clínica e no exame físico do animal. Em cerca de 50% dos casos a análise microscópica de raspagens cutâneas permite identificar os ácaros e assim estabelecer um diagnostico definitivo. Outras formas de efetuar o diagnóstico desta parasitose inclui análises histopatológicas e serológicas.  

 

Reflexo Pinnal-Pedal

O reflexo otopodal ou pinnal-pedal constitui um teste auxiliar que sugere a presença de infestação Sarcoptes scabiei em cães. Cerca de 80% dos cães com sarna sarcóptica tendem a coçar-se após fricção intencional das orelhas.

 

Tratamento da sarna sarcóptica

Devido à elevada capacidade de contágio desta dermatopatia e ao seu potencial zoonótico é essencial o tratamento, não só dos animais afetados, mas também a descontaminação do ambiente frequentado e o tratamento de todos os animais em contacto.

O tratamento em si compreende a realização de banhos, administração de fármacos antipruriginosos e de acaricidas como é o caso do Bravecto®.

Sarna demodécica - o que é?

A sarna demodécica ou demodicose, é uma doença de pele provocada por parasitas microscópicos do género Demodex, que se encontram frequentemente nos folículos pilosos. Ao contrário da sarna sarcóptica, a demodicose não é considerada uma doença contagiosa.

A doença é classicamente caracterizada por perda de pelo (alopécia). De acordo com o padrão das lesões, esta pode ser classificada em três formas distintas, a forma localizada, a forma generalizada e a pododermatite demodécica. Cerca de 90% dos casos localizados são de resolução espontânea.

Reconhece estes sintomas?

Desconfia que o seu cão possa ter sarna? Fale connosco, podemos ajudar!

Marque uma consulta!

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!