

ThermoChip, o que é?
O ThermoChip é um aparelho que se assemelha, em quase tudo, ao microchip, no entanto, e tal como o seu nome indica, tem uma função adicional que consiste na avaliação da temperatura corporal de um animal, em simultâneo com a leitura do microchip! Esta leitura é feita através de um biossensor integrado no microchip e evita um procedimento que é muitas vezes desconfortável e causador de stress para os nossos animais – a leitura da temperatura retal.
Esta inovação permite:
- Fazer múltiplas leituras da temperatura ao longo do dia, estabelecendo um padrão de variação térmica de determinado animal;
- Avaliar flutuações atípicas de temperatura que, em associação com a restante sintomatologia clínica, podem ser um indicador de bem-estar animal;
- Monitorizar a recuperação de um animal após um procedimento cirúrgico ou averiguar a evolução de patologias já existentes.
Como é aplicado o ThermoChip?
O ThermoChip é aplicado exactamente da mesma forma que um microchip: é um pequeno objeto ovalado (semelhante a um grão de arroz), que se coloca normalmente do lado esquerdo do pescoço, por meio de um aplicador que permite fazer a injeção subcutânea. Esse “grão de arroz” terá um número específico, que depois é introduzido na base de dados do SIAC (Sistema de Identificação de Animais de Companhia) e no boletim sanitário, juntamente com toda a informação do animal e do tutor responsável. O material de encapsulamento do ThermoChip é um material commumente usado no fabrico de microchips, certificado pela International Committee for Animal Recording, demonstrando ser tão seguro quanto os outros microchips de identificação.
Posso colocar o novo microchip e retirar o antigo?
Se o seu animal já tem microchip, não é aconselhada a aplicação do ThermoChip por forma a reduzir riscos de erro na leitura de microchips e facilitar assim o reencontro com seu animal em caso de fuga.
A extração de um microchip para colocação do ThermoChip não é um procedimento viável uma vez que o microchip tem dimensões muito reduzidas, seria necessário realizar um conjunto de exames para localização do mesmo e, posteriormente, submeter o animal a uma sedação e procedimento cirúrgico para fazer a sua remoção.
Posso ler a temperatura do meu animal em casa?
A resposta é: sim! Para tal,necessita apenas de adquirir um leitor de microchips ISO (que têm a capacidade para fazer a leitura térmica). Um exemplo de um leitor de microchip a usar para este efeito será o SureSense – Leitor de Microchip Universal.