O termo zoonose vem do grego “zoo” que significa “animal” e “noso” que significa “doença”. Classicamente, consideramos zoonoses apenas doenças passadas entre animais vertebrados para o homem, contudo também existem doenças transmitidas por pulgas, carraças, piolhos e mosquitos que afetam o homem.
Os agentes que provocam a doença podem ser vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Qualquer animal, doente ou saudável pode transmitir uma zoonose.
Não se assuste, não é perigoso ter um animal doméstico ou estar em contacto com outros animais, desde que estes estejam devidamente vacinados, desparasitados e higienizados. A maioria destas doenças são facilmente controláveis com cuidados básicos de higiene.
Os nossos cães e gatos fazem parte do nosso cotidiano. Embora muitas doenças não nos afetem, algumas são zoonóticas e com estas devemos ter maior preocupação.
Estas são algumas das doenças transmitidas pelos animais de companhia para os humanos, contudo não são as únicas.
A melhor forma de prevenir e controlar a propagação destas doenças é mantendo o seu animal devidamente vacinado e desparasitado, tendo os cuidados básicos de higiene para com o ele, e com o ambiente onde ele habita.
Os animais errantes são responsabilidade das organizações governamentais, e devem ser resgatados, higienizados, esterilizados, vacinados e desparasitados.
Além das referidas acima, existem outras zoonoses:
As zoonoses são uma preocupação a nível de saúde pública e muitas destas doenças são mais comuns em países subdesenvolvidos. Estes carecem de estruturas sanitárias básicas, de rede de esgoto, de drenagem de águas pluviais, de coleta adequada de lixo, de tratamento de água (água potável), de controle de animais errantes, favorecendo a ocorrência de epidemias.
É por isso necessário nestes países investir no setor de saneamento, controlo de águas, educação ambiental e sanitária, controlo de animais errantes. Nos países desenvolvidos a contenção das zoonoses dá-se pelo controlo populacional de animais errantes (cães e gatos) sendo para tal esterilizados, proceder a sua vacinação e desparasitação.
A nível de zoonoses transmitidas por alimentos, estes devem ser bem higienizados, principalmente se forem comidos crus, e cozinhados a temperaturas adequadas para eliminação ou desativação do agente de risco.
O controlo de zoonoses é mais difícil do que o controlo de doenças onde existe apenas a transmissão entre humanos. Deve haver uma equipa multiprofissional, onde médicos-veterinários, médicos de humanos e outros profissionais da área da saúde devem trabalhar em conjunto para construir estratégias de prevenção, que são muitas vezes complexas. A organização mundial de saúde reconhece que a maioria das novas doenças infecciosas vai surgir de animais (sejam eles de companhia ou selvagens/exóticos).
Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa! Deslocamo-nos nas principiais áreas de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Algarve
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!