Reconhecer alguns dos sintomas associados às doenças nos cães mais comuns e graves, poderá salvar a vida do seu animal.
Os Veterinários Sobre Rodas dispõem de um serviço de consultas ao domicílio, tendo ao seu dispor uma equipa multidisciplinar de médicos-veterinários altamente competentes e motivados, sempre prontos para ajudar o seu animal de companhia.
Doenças de pele nos cães
As doenças de pele nos cães são um dos principais motivos de consulta médico-veterinária, e podem ter origem infeciosa (leishmaniose, por exemplo), imunomediada (pênfigos, por exemplo), metabólica (hiperadrenocorticismo, por exemplo), tumoral (mastocitoma, por exemplo), entre outras.
Um dos problemas de pele nos cães mais comuns é a dermatite alérgica à picada da pulga, na qual o animal tende a coçar-se muito, sendo frequente a presença de descamação, formação de crostas, vermelhidão e falta de pelo (muito comum na zona da garupa).
Já as otites são muito frequentes em cães de orelhas pendulares, como é o caso dos labradores, sendo comum o cão exibir sintomas de dor local assim como coçar frequentemente as orelhas.
Cães com febre
A febre em cães é outro dos sintomas para o qual deve estar especialmente atento. A febre é um mecanismo de resposta fisiológica do organismo, sendo frequentemente manifestada em situações de infeção (parvovirose, por exemplo), neoplasia (linfoma, por exemplo) e em casos de doença imunomediada (anemia imunomediada, por exemplo).
Os sintomas de febre em cães são:
- nariz seco e quente
- perda de apetite
- apatia
A temperatura normal em cães pode variar entre os 37.5◦C e os 39.2◦C, sendo mais elevada em cães pequenos e mais baixa em cães de grande porte.