A esgana canina é uma doença viral de evolução rápida, altamente contagiosa e frequentemente fatal. Não existe nenhum tratamento específico para a esgana. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a esgana nos cães. Saiba tudo sobre esgana canina com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao Domicílio.

 

Esgana canina o que é?

A esgana canina é uma doença multisistémica, frequentemente fatal, causada por um vírus do género Morbillivirus. A prevalência de esgana canina é superior em cachorros entre os 3 e os 6 meses de idade. A transmissão do vírus da esgana pode ocorrer através do contacto com saliva, urina, fezes ou secreções respiratórias infetadas.

O vírus da esgana afeta maioritariamente os tecidos linfáticos, o epitélio dos tratos respiratório, alimentar e urogenital, as glândulas endócrinas e exócrinas, e o sistema nervoso central (esgana nervosa). A esgana nos cães é uma doença que apresenta uma distribuição mundial, sendo prevalente também em Portugal.

Esgana Canina
Esgana Canina

Sintomas da esgana canina

Os sintomas da esgana canina variam consoante a fase de desenvolvimento da doença. Na fase inicial (7-10 dias após a infeção) é frequente o aparecimento de febre, corrimento ocular e nasal, anorexia e tosse.

Já numa fase posterior, podem ocorrer diarreias hemorrágica, sinais neurológicos (convulsões, por exemplo) e alterações cutâneas (espessamento do nariz e das almofadinhas plantares, por exemplo), como resultado da disseminação do vírus pelo trato gastrointestinal, sistema nervoso central (esgana nervosa) e pele. A taxa de mortalidade da doença nos cães nesta fase pode ascender os 50%.

 

Tratamento da esgana nos cães

O tratamento da esgana nos cães varia consoante o quadro clínico, baseando-se tipicamente em terapêuticas de suporte (fluidos, antieméticos, antibióticos, entre outras medicações), dado que não existe nenhum tratamento específico para o vírus da esgana.

Os cães diagnosticados com esgana devem ser mantidos em isolamento, de forma a minimizar o risco de infeções secundárias.

Esgana tem cura?

A cura da esgana está dependente do desenvolvimento de uma resposta imunológica efetiva por parte do cão, uma vez que não existirem medicamentos antivirais específicos para tratamento da esgana nos cães.

 

Qual a prevenção para a esgana canina?

A medida mais eficaz de prevenção para a esgana canina é, sem dúvida, a vacinação. A esgana é uma das doenças nos cães com maiores taxas de mortalidade.

área de actuação

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa. Deslocamo-nos em toda a área de :

Lisboa
Lisboa

Grande Lisboa , Ericeira , Mafra, Margem Sul e Setúbal

Porto
Porto

Grande Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde

geral@vetsobrerodas.pt 917002923
marcar consulta online