A traqueobronquite infeciosa canina, vulgarmente conhecida como tosse do canil, tosse de canis, ou tosse do cachorro (no Brasil), é uma doença respiratória aguda muito contagiosa. Trata-se de uma doença de etiologia múltipla, ou seja, que pode ser provocada por diferentes agentes infeciosos, e que se caracteriza essencialmente por episódios recorrentes de tosse. Sabia que existe uma vacina altamente eficaz? Contacte-nos para saber tudo. Os Veterinários Sobre Rodas dispõem de um serviço de vacinação ao domicílio. 

 

Sintomas da Tosse do Canil?

Embora a tosse seja o sintoma mais comum em cães com traqueobronquite infeciosa canina (tosse do canil), as apresentações clínicas tendem a ser inespecíficas e semelhantes às de outras doenças de origem não infeciosa. Se o seu cão tiver alguns dos seguintes sintomas, não hesite, entre em contacto com os Veterinários Sobre Rodas ao Domicílio:

  • Tosse, que pode ser seca ou produtiva
  • Espirros
  • Corrimento nasal e/ou ocular
  • Edema (inchaço) nasal  
  • Despigmentação do nariz
  • Respiração pela boca
  • Hálito fétido
  • Dor e/ou irritação local
  • Aumento dos gânglios linfáticos 
  • Aumento da temperatura 
  • Hipersalivação
Tosse do Canil
Tosse do Canil

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico da “tosse do canil” é feito tendo em conta o historial do animal (se tem o esquema vacinal em dia, se teve nalgum hotel canino, por exemplo), através de um exame clínico cuidado e, caso seja necessário,  com base em resultados de exames complementares de diagnóstico (raio-x, análises ao sangue e análises microbiológicas, por exemplo). 

 

Qual o tratamento?

A “tosse do canil” é, na maioria dos casos, uma doença autolimitante, ou seja, tende a ter uma resolução espontânea consequente de uma resposta imunológica eficaz.

À semelhança da gripe nos humanos é aconselhado o repouso do seu patudo, evitar situações de stress e proporcionar-lhe uma boa nutrição. Dica dos Veterinários Sobre Rodas: opte sempre pelo uso de peitorais em detrimento das coleiras, pois estas provocam irritação da traqueia.

Caso seja necessária medicação, esta deverá ser sempre prescrita por um médico veterinário. Evite sempre a automedicação do seu animal.

Sabia que os antitússicos, por exemplo, podem ser totalmente contraindicados nalguns casos…. É verdade, a tosse constitui um mecanismo de defesa importante, na medida em que auxilia na eliminação secreções e de agentes infeciosos.

E quanto ao uso de algum tipo de antibiótico para tosse canina ou antibiótico para gripe canina…. Salvo indicação médico-veterinária, os antibióticos estão contraindicados. Na maioria dos casos a “tosse do canil” é provocada por vírus. Os antibióticos têm como objetivo matar ou impedir a multiplicação das bactérias. O uso incorreto destes “super” medicamentos favorece o aparecimento de resistências bacterianas que podem pôr em risco a própria saúde dos humanos.

Tosse do Canil

Transmissão da Tosse do Canil

Tal como mencionado anteriormente, a “tosse do canil” é altamente contagiosa. 

A transmissão desta doença ocorre pelo contacto com cães infetados e através de aerossóis (formados aquando da tosse ou espirros) contendo agentes infeciosos.

Os locais de maior risco de contágio são os canis/hotéis para cães e os parques caninos.

Os agentes infeciosos mais comuns responsáveis pela “tosse do canil” são:

Bactérias 

- Bordetella bronchispetica

- Mycoplasma spp.

 Vírus

- Parainfluenza canina tipo 2

- Adenovírus canino tipo 1 e 2

- Adenovírus tipo 2

Os Veterinários Sobre Rodas alertam: se tem um cachorro com tosse, não hesite, entre em contacto com a nossa equipa. O seu pequenote poderá estar infetado com outro tipo de vírus mais patogénicos “mais perigosos”, como é o caso do vírus da esgana, ou com parasitas que afetam os pulmões.

 

Existe vacina para Tosse do Canil? Previne? 

Sim, existem diferentes vacinas para a “tosse do canil”. A vacinação constitui a melhor forma de prevenção desta doença.

Nos Veterinários Sobre Rodas primamos pela excelência. Usamos uma das vacinas para a traqueobronquite infeciosa canina, mais completa e eficaz do mercado, a Nobivac KC®. Trata-se de uma vacina que é administrada por via intra-nasal (diretamente nas narinas), que confere imunidade em apenas 72 horas contra o vírus da parainfluenza canina e a bactéria Bordetella bronchispetica (principais agentes infeciosos responsáveis por esta doença). Mantenha o seu animal protegido. Os Veterinários Sobre Rodas efetuam a vacinação contra a “tosse do canil” no conforto do seu lar, contacte-nos!

Tosse do Canil
área de actuação

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa. Deslocamo-nos em toda a área de :

Lisboa
Lisboa

Grande Lisboa , Ericeira , Mafra, Margem Sul e Setúbal

Porto
Porto

Grande Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde

geral@vetsobrerodas.pt 917002923
marcar consulta online