Marque Connosco
Veterinários Sobre Rodas

A toxoplasmose é uma das doenças parasitárias mais comuns em todo o mundo. Gravidez e gatos parecem ser duas palavras incompatíveis... mas serão mesmo?

Saiba tudo sobre toxoplasmose com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas.

Como se transmite a Toxoplasmose?

Existem três vias principais de transmissão do parasita Toxoplasma Gondii aos animais e aos humanos:

  • Transmissão congénita: durante a gravidez os parasitas podem passar da mãe para o feto através da placenta.
  • Transmissão fecal-oral: ocorre, por exemplo, através da ingestão de água não potável, fruta caída no solo e legumes mal lavados, contaminados com excrementos de gato contendo occistos.
  • Ingestão de carne com quistos: animais como os bovinos ou ovinos podem conter quistos de Toxoplasma Gondii nos seus músculos. A ingestão de carne mal cozinhada é uma das principais vias de transmissão.
Leishmaniose Felina

Tratamentos para a Toxoplasmose

O tratamento da toxoplasmose deve ser efetuado exclusivamente se o animal apresentar sinais clínicos compatíveis com um quadro de toxoplasmose e após ser confirmada laboratorialmente a infeção por Toxoplasma Gondii.

No caso de o seu animal ser diagnosticado com toxoplasmose, os Veterinários Sobre Rodas ao domicílio irão explicar-lhe ao pormenor quais as melhores abordagens terapêuticas e preventivas a adotar.

Na maioria dos casos, gatos saudáveis com toxoplasmose não requerem tratamento específico, pois a infecção geralmente resolve-se espontaneamente passado algumas semanas. No entanto, é importante adoptar cuidados de suporte, como alimentação adequada, hidratação e manutenção de um ambiente limpo. Para gatos com sistemas imunológicos comprometidos, podem ser prescritos medicamentos antiparasitários para controlar a infecção.

Prevenção da Toxoplasmose em Gatos

A prevenção da toxoplasmose em gatos envolve medidas que reduzem a exposição ao parasita Toxoplasma gondii. Isso inclui alimentar os gatos apenas com alimentos comercialmente preparados, evitar a caça de presas potencialmente infectadas e manter os gatos em ambientes internos para minimizar o contato com fezes de animais infectados. Além disso, é essencial adotar boas práticas de higiene, como lavar as mãos após manipular carne crua ou materiais potencialmente contaminados.

Reconhece estes sintomas?

Se o seu animal de estimação mostra sintomas de Toxoplasmose, entre em contacto connosco!

Marque uma consulta!

Serviços de Veterinário em Casa

Quero marcar uma consulta em Clínica

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!