25 produtos

Os desparasitantes veterinários são uma classe de medicamentos veterinários que têm como objetivo manter os animais livres de parasitas.

Os desparasitantes internos, como o próprio nome sugere, eliminam os parasitas internos ou endoparasitas, que são parasitas que se encontram no interior do animal, podendo afetar inúmeros órgãos, como é o caso do intestino, do coração e dos pulmões, e o sangue.

Já os desparasitantes externos, visam a eliminação e a repelência de parasitas externos ou ectoparasitas como é, por exemplo, o caso das pulgas e das carraças.

Desparasitantes para cães

Existem inúmeros tipos de desparasitantes veterinários para cães, a maioria dos quais é composto por mais do que um componente, conferindo proteção alargada contra diferentes tipos de parasitas.

Os desparasitantes internos podem ser:

• Administrados oralmente, sob a forma de comprimidos ou pastas (Drontal Plus® e Panacur®, por exemplo);
  • Administrados por via paraentérica, na qual o composto é injetado no animal (Guardian®, por exemplo);
  • Aplicados através de pipetas (Advocate®, por exemplo).

Os desparasitantes externos podem ser:

• Administrados oralmente, sob a forma de comprimidos (Bravecto®, por exemplo);
  • Aplicados através de pipetas (Advantix®, por exemplo);
  • Aplicados através de coleiras impregnadas (Scalibor®, por exemplo).

Desparasitantes para gatos

À semelhança do referido para os cães, existem também inúmeros desparasitantes veterinários disponíveis no mercado para a eliminação de parasitas. No momento da escolha deverá ter especial atenção se o desparasitante que está a comprar é indicado para gatos.

Alguns dos desparasitantes veterinários comercializados para a desparasitação dos cães contêm substâncias extremamente tóxicas para os gatos (Advantix®, por exemplo).

Atualmente existem pipetas (Bravecto Plus®, por exemplo) que permitem a desparasitação interna e a desparasitação externa simultânea dos gatos. Ou seja, com uma só pipeta conseguirá eliminar em simultâneo endoparasitas e ectoparasitas.