Qual o significado de eutanásia?

O termo eutanásia deriva do grego euthanatos que se traduz para “boa” (eu) “morte” (thanatos).

Neste caso, significa proporcionar uma morte calma e humanitária. É um direito animal que não se pode sobrepor ao dever cívico, estando o tutor responsável pelo tratamento e cuidado do seu animal de companhia, sempre que haja tratamento disponível e eficaz.

Caso não o faça, estará a incorrer num crime público de maus tratos animais punido com pena de prisão até 1 ano, podendo ser denunciado por qualquer cidadão.

O QUE É A EUTANÁSIA EM ANIMAIS?

A eutanásia animal é o nome dado ao procedimento que tem por objetivo aliviar o sofrimento do seu animal, devido a condições clínicas dolorosas ou sem tratamento, através da morte clinicamente assistida.

A eutanásia animal só pode ser feita pelo Médico Veterinário, e resulta como uma solução definitiva e irreversível quando não há tratamento disponível ou quando não é possível garantir o bem estar do animal em vida.

Eutanásia Animal

COMO É FEITA A EUTANÁSIA EM ANIMAIS?

A eutanásia em animais é feita pelo Médico Veterinário, através de uma injeção, dada preferencialmente numa veia, para que o seu efeito seja o mais rápido e indolor possível.

Em pacientes com acessos venosos difíceis, a injeção para a eutanásia animal pode ser dada no peritoneu (abdómen), tórax ou diretamente no coração. A injeção dada na eutanásia animal causa depressão do Sistema Nervoso Central, causando paragem respiratória e cardíaca.

Para diminuir o stress associado ao procedimento, geralmente o paciente é sedado, tornando a eutanásia animal mais digna. Assim, esta pode ser feita no ambiente onde o animal vive/viveu, junto dos seus tutores, evitando deslocações desnecessárias que podem ser ainda mais incómodas em animais que estão em sofrimento.

QUANDO É QUE A EUTANÁSIA EM ANIMAIS É INDICADA?

A eutanásia animal é sempre involuntária, pelo que tem de ser uma decisão ponderada e tomada em conjunto com os tutores e o Médico Veterinário. A decisão da eutanásia em animais deverá ter sempre em conta o bem estar do animal, libertando-o de dor e/ou doenças sem tratamento 

 

O ANIMAL SOFRE COM A EUTANÁSIA?

 Não. O procedimento que resulta na eutanásia canina/felina, neste caso, é geralmente indolor e o efeito é rápido.

O animal poderá sofrer com a manipulação ou com o ato de introdução da agulha, mas não com a injeção.

Na maioria dos casos, os animais podem ser sedados para tornar o procedimento o mais tranquilo possível. No entanto, não será nunca um sofrimento comparado com o sofrimento que leva à decisão da eutanásia animal.

Eutanásia Animal

QUANTO TEMPO DURA A EUTANÁSIA EM ANIMAIS?

O procedimento de eutanásia canina e eutanásia felina é relativamente rápido. Desde a injeção à morte do animal, leva cerca de 1 minuto. No entanto, os seus efeitos são irreversíveis, pelo deve ser uma decisão ponderada e justa.

 

O QUE FAZER DEPOIS DA EUTANÁSIA AO MEU CÃO/GATO?

Após a eutanásia canina/felina, há 2 coisas que devem ser feitas:

  • Por motivos de saúde pública, o cadáver deve ser transportado para tratamento: nos serviços camarários municipais pode ser feita a cremação, individual ou conjunta;
  • Em serviços fúnebres, há outras opções que tendem a homenagear a vida do animal de diversas formas ou guardar as suas cinzas numa urna.

Com cada vez mais tutores a considerar os animais de companhia como um membro da família, a morte do animal deve ser encarada com a importância devida.

Existem serviços de psicologia que ajudam no processo de luto, e o seu Médico Veterinário pode fazer o mesmo pelos restantes animais da sua casa, caso existem. É sabido que os animais também sofrem com a morte de um companheiro, humano ou animal. 

Conheça todos os nossos serviços

Marque uma consulta connosco.
Marque uma consulta connosco.
Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email.
MARCAR CONSULTA
área de actuação

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa. Deslocamo-nos em toda a área de :

Lisboa
Lisboa

Grande Lisboa , Ericeira , Mafra, Margem Sul e Setúbal

Porto
Porto

Grande Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde

geral@vetsobrerodas.pt 917002923
marcar consulta online