O microchip para animais é implantado através de uma injeção, no lado esquerdo do pescoço, por baixo da pele. Desta forma torna-se impossível de remover, sendo assim um ato único na vida do animal de estimação.

A colocação de microchip é um ato exclusivo do Médico Veterinário.

 

O que são microchips?

Os microchips são pequenos dispositivos estéreis, fazendo lembrar um grão de arroz, implantados pelo Médico Veterinário no tecido subcutâneo.

A cada microchip para animais está associado um código numérico único, depois cruzado com os dados do detentor num sistema informático próprio.

Para que serve o microchip?

O microchip para animais serve para identificar animais que estejam perdidos e contrariar o abandono, promovendo a detenção responsável de animais de companhia. Através de um pequeno leitor é possível identificar o código numérico associado ao animal e, posteriormente, reconhecer o tutor através dos dados que constam na base de dados.

Atualmente existem duas bases de dados de identificação de animais de companhia:

  1. SICAFE - Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos; 
  2. SIRA - Sistema de Identificação e Recuperação Animal.

O SICAFE é utilizado por Médicos Veterinários Municipais e o SIRA por Centros de Atendimento Médico-Veterinários, ambos geridos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Foi no entanto aprovado, em Diário da República, o decreto de lei que cria o SIAC - Sistema de Informação de Animais de Companhia que visa manter todos os registos numa base de dados única, tornando a gestão de dados mais eficaz.

No entanto, o microchip não permite a geolocalização, ou seja, não tem GPS. Caso o animal desapareça por qualquer motivo, não é possível localizá-lo. No entanto, pode sempre adquirir uma coleira com chip rastreador, comercializada por algumas marcas de telecomunicações.

Assim, caso encontre um animal na rua, deve levá-lo ao Médico Veterinário ou ao Canil Municipal para que seja feita a identificação do animal e o contacto com o respetivo detentor.

Microchip para Animais de Estimação

Quanto custa o microchip?

O valor do microchip pode ser variável consoante o modelo a utilizar. Geralmente são utilizados microchips mais pequenos (chip para gato) para facilitar a aplicação em gatos e microchips maiores (chip para cão) com o objetivo de facilitar a identificação do chip no tecido subcutâneo de animais maiores (cães de médio e grande porte).

Para saber qual o microchip mais adequado e respetivo valor, contacte-nos.

 

Microchip para cães

Em Portugal, segundo o DL no 313/2003 de 17 de dezembro, e Portaria 422/2004, de 24 de abril, o chip para cães é obrigatório para todos os cães de companhia nascidos a partir de 1 de Julho de 2008, a ser aplicado entre os 3 e os 6 meses de idade.

No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, cães de criação, cães para fins comerciais e lucrativos, etc. o microchip é obrigatório desde Julho de 2004.

No caso de animais que viajam para o estrangeiro, deverá ser tida em conta a lei decorrente junto dos serviços da Embaixada do país de destino

A 25 de Outubro de 2019 entrará em vigor nova legislação relacionada com identificação de animais de companhia, com atualizações de chip para cães e chip para gatos, que tornará obrigatória a identificação com microchip de todos os cães presentes em território nacional, no prazo máximo de 12 meses.

Microchip para gatos

Apesar de estar prevista a entrada em vigor de novo decreto de lei relativo à identificação de animais de companhia no dia 25 de Outubro de 2019, o chip para gatos ainda não é obrigatório em Portugal.

A partir do dia 25 de Outubro de 2019 está contemplada a obrigatoriedade de identificação eletrónica até 120 dias após o nascimento do animal (apenas para animais nascidos após 25 de Outubro de 2019) e obrigatória para todos os gatos presentes em território nacional, no prazo máximo de 36 meses.

Veterinários sobre rodas, Veterinários ao Domicílio

Vamos ter com o seu melhor amigo de 4 patas ao local onde ele se sente melhor: a sua casa.

Marque uma consulta connosco.
Marque uma consulta connosco.
Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email.
MARCAR CONSULTA
área de actuação

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa. Deslocamo-nos em toda a área de :

Lisboa
Lisboa

Grande Lisboa , Ericeira , Mafra, Margem Sul e Setúbal

Porto
Porto

Grande Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde

geral@vetsobrerodas.pt 917002923
marcar consulta online